Dia de festa só mesmo para Bruno Fernandes. Portugal desinspirado vence Eslováquia
Veja o golo. A equipa de Roberto Martínez conseguiu a quinta vitória em cinco jogos na qualificação para o Campeonato da Europa.
Corpo do artigo
Bruno Miguel Borges Fernandes nasceu há precisamente 29 anos. O português que celebra esta sexta-feira o seu aniversário fez questão de garantir, sozinho, que tinha pelo menos direito a uma festa na visita da seleção nacional à Eslováquia, nem que tivesse de ser o próprio a fazê-la.
Numa exibição muito desinspirada da equipa portuguesa, coube ao médio encher-se de arte aos 43 minutos e, numa jogada em que foi protagonista único, fazer o golo da magra vitória lusa por 1-0.
TSF\audio\2023\09\noticias\08\resumo_portugal
Com este resultado a seleção portuguesa chega às cinco vitórias em cinco jogos de apuramento para o Euro 2024 e reforça a liderança do Grupo J, colocando-se com mais cinco pontos do que os eslovacos, que têm os mesmos dez do que o Luxemburgo, que esta noite venceu a Islândia.
Cristiano Ronaldo, que viu um cartão amarelo esta noite, está fora do próximo jogo da seleção portuguesa: é segunda-feira, no Algarve, frente ao Luxemburgo.
Martínez desfez, logo no onze inicial, parte da polémica instalada na mais recente convocatória da seleção: Cancelo, que chegava a esta com pouquíssimos minutos somados nesta época, foi titular. Félix, outra parte da polémica, ficou no banco e viu o ataque entregue a Leão, Ronaldo e Bernardo.
No meio-campo surgiam outras novidades, com Vitinha e Palhinha titulares, este último a assumir-se uma espécie de terceiro defesa central nas saídas de bola. Certo é que fossem quatro ou cinco os defesas que compunham a linha portuguesa mais recuada, os eslovacos iam sabendo o que fazer e, com pouco menos de um quarto de hora de jogo, já isolavam um avançado. Atrapalhou-se, deixou-se apanhar e passou o susto.
Na outra baliza, a da Eslováquia, Portugal também não demonstrava inspiração maior. Rafael Leão tinha pouco espaço para criar caos, Ronaldo ia procurando os seus habituais terrenos sem grande sucesso e Bernardo e Bruno Fernandes, por muito que tentassem criar, pouco ou nada conseguiam mudar. Até que um deles decidiu assumir todo o processo criativo.
Bruno Fernandes partiu da meia direita, foi ganhando metro até entrar na grande área eslovaca e, quando se viu com espaço, rematou rasteiro e cruzado para o fundo da baliza defendida por Dubravka. Com pouco perfume, mas com eficiência, Portugal chegou ao 1-0 num jogo em que pouco fazia.
1700231614448504972
A imagem foi a mesma logo no início da segunda parte. Portugal ganhava, sim, mas sem fazer grande coisa que o justificasse; os eslovacos, por outro lado, muito faziam mas faltava-lhes a frieza necessária para, como fizeram os portugueses, aproveitar as escassas oportunidades.
Aos 60, e já depois de Ronaldo ter desperdiçado um passe açucarado de Bernardo Silva, Martínez lá tentou fazer abanar o ataque português: lançou Pedro Neto, Otávio e Nélson Semedo para os lugares de Cancelo, Leão e Vitinha. Na Eslováquia entraram Bozenik e Suslov para os lugares de Schranz e Polievka.
A juntar à falha inicial, Ronaldo ainda viu cartão amarelo porque acabou por acertar, sim, mas noutra coisa: a cara de Dubravka. Valeu-lhe um cartão amarelo e a suspensão para o próximo jogo.
Os eslovacos ainda apostaram também em Bénes, Hrosovsky e Duris, mas a história do jogo ficou mesmo contada com o golo de Bruno Fernandes.
Onze da Eslováquia: Dubravka, Pekarík, Vavro, Skriniar, Hancko, Lobotka, Duda, Kucka, Schranz, Haraslín e Polievka.
Onze de Portugal: Diogo Costa, Diogo Dalot, Rúben Dias, António Silva e João Cancelo, João Palhinha, Bruno Fernandes, Vitinha, Bernardo Silva, Rafael Leão e Cristiano Ronaldo.
Suplentes da Eslováquia: Rodák, Ravas, Valjent, Tomic, Gyömbér, Suslov, Bozeník, Bénes, Hrosovsky, De Marco, Duris e Bero.
Suplentes de Portugal: Rui Patrício, José Sá, Nélson Semedo, Toti Gomes, Gonçalo Ramos, João Félix, Danilo Pereira, Gonçalo Inácio, Ricardo Horta, Otávio, Pedro Neto e Diogo Jota.
O médio Rúben Neves, lesionado, ficou fora dos eleitos para este quinto encontro da seleção portuguesa de futebol no Grupo J da fase de qualificação para o Euro 2024.