"Precisamos de melhorar." Martínez quer Portugal a mostrar "com bola" a qualidade que tem
Selecionador diz-se satisfeito com o que a seleção tem feito "sem bola" nos últimos jogos, mas admite que a equipa ainda não mostra "as qualidades individuais que há no balneário" quando joga em posse.
Corpo do artigo
O selecionador nacional de futebol masculino, Roberto Martínez, reconheceu este domingo que a equipa nacional precisa de melhorar nos momentos com bola e avisou que, esta segunda-feira contra o Luxemburgo, Portugal não pode jogar "como o adversário quer".
Na conferência de imprensa de lançamento do jogo, no estádio do Algarve, Martínez assinalou que apesar de gostar de ter "uma equipa ganhadora" - Portugal venceu os cinco jogos de apuramento para o Euro 2024 disputados até agora -, uma equipa com este perfil "tem qualidades com e sem bola".
"A nossa qualidade sem bola contra a Eslováquia e em todos os jogos teve momentos de alto nível", reconheceu o técnico, "mas com bola não tivemos os momentos que podemos com as qualidades individuais que há no balneário, e isso é um processo".
"A nossa atitude é a de melhorar o que fizemos contra a Eslováquia, temos de tornar-nos mais competentes na flexibilidade tática, com o objetivo de ganhar. Os próximos jogos são essenciais para melhorar, gostei muito do esforço e do trabalho defensivo que nos deu a vitória, mas precisamos de melhorar", confessou.
Por isto, Martínez avisa que Portugal tem de jogar como quer "e não como o adversário quer jogar", advertindo que, depois de ser goleado pela equipa das quinas (0-6), o Luxemburgo ganhou "os três jogos a seguir".
"É uma equipa estável, o treinador tem uma ideia de que gosto muito. Gostam de jogar sempre em todos os terços do campo e têm muita objetividade ao tentar chegar à baliza", analisou sobre o adversário desta segunda-feira, em quem vê "confiança e qualidade para conseguir o apuramento para o Europeu".
O selecionador nacional confessou que nunca imaginou iniciar a fase de apuramento para o próximo Europeu com cinco vitórias seguidas e enalteceu o "foco e a atitude" dos seus jogadores, mas numa espécie de aviso assinalou que "os jogos internacionais são simples: se a equipa não está a fazer tudo da melhor forma possível, podes perder pontos contra quem quer que seja", pelo que para facilitar o apuramento é sempre preciso "ganhar o próximo jogo".
Nesta conferência de imprensa, Martínez anunciou também que Rúben Neves já está "apto" para o jogo com os luxemburgueses após ter falhado a deslocação à Eslováquia por lesão.
Portugal e Luxemburgo jogam esta segunda-feira a sexta jornada do Grupo J de apuramento para o Euro 2024 no estádio do Algarve. O jogo tem relato na TSF e acompanhamento ao minuto em tsf.pt.
A seleção portuguesa lidera o grupo com 15 pontos, fruto de cinco vitórias em cinco jogos, enquanto os luxemburgueses são terceiros, com dez pontos, os mesmos que a Eslováquia, segunda.