Surpresa na Amoreira: Estoril elimina FC Porto da Taça da Liga. Veja os quatro golos
O Estoril venceu os dragões na Amoreira por 3-1 e apurou-se para a final four da Taça da Liga. Veja os golos.
Corpo do artigo
O Estoril Praia venceu esta quarta-feira o FC Porto por 3-1, num jogo da segunda jornada do Grupo D da Taça da Liga, apurando-se para a final four da prova e afastando o detentor do troféu.
TSF\audio\2023\12\noticias\06\06_dezembro_2023_filme_do_jogo_estoril
A partida começou por ser bastante equilibrada e sem grandes oportunidades de golo, mas aos 16 minutos Francisco Conceição marcou um golo, que acabou anulado por fora de jogo de Galeno no início da jogada.
Seguindo à risca a expressão "quem não marca sofre", o Estoril inaugurou o marcador aos 22 minutos, com o brasileiro Cassiano a fazer o 1-0 num contra-ataque.
O empate surgiu 12 minutos depois. Taremi fez uma assistência com o peito para Pepê que, de fora da área, rematou para o fundo das redes estorilistas.
A equipa canarinha desempatou já no período de descontos, ao minuto 90+1. Depois de uma boa jogada individual de Guitane, que passou por Eustáquio e João Mendes, o médio driblou David Carmo e rematou para a entrada da área, colocando o Estoril na frente.
Três minutos depois, o árbitro assinala penálti para o Estoril depois de Carmo ter rasteirado Koidrendi na área. Chamado a converter, João Carlos não desperdiçou. O guarda-redes Cláudio Ramos ainda se atirou para o lado esquerdo, mas não conseguiu defender.
Com esta vitória, o Estoril fecha a sua participação no Grupo D na frente, com seis pontos, sendo que FC Porto e Leixões vão cumprir calendário quando se defrontarem na terceira jornada, num jogo agendado para 23 de dezembro.
O FC Porto tem tido mais bola nestes primeiros minutos. Aos 16 minutos, Francisco Conceição inaugurou o marcador. Puxou para dentro e meteu dentro da baliza do Estoril! O árbitro ainda está a analisar o lance com o VAR. Há dúvidas sobre se Galeno estava em posição irregular. É assinalado fora de jogo. Golo anulado a Francisco Conceição.
https://tsf.vsports.pt/embd/91620/m/18272/tsf/675ccd5851379138bb370b0a25add126?autostart=false
Como diz o ditado: quem não marca arrisca-se a sofrer. Aos 21 minutos, o Estoril abriu o ativo. Uma desmarcação perfeita de Cassiano que, no cara a cara com Cláudio Ramos, não perdoou e pôs a bola no fundo da baliza do FC Porto. É o sétimo golo do brasileiro esta temporada.
TSF\audio\2023\12\noticias\06\golo_1_06_12_2023
Aos 33 minutos, Pepê empatou para os dragões, com o peito de Taremi a ser protagonista da assistência. Pepê ajeitou a bola e rematou de forma subtil. A bola entrou junto ao poste direito da baliza de Daniel Figueira.
https://tsf.vsports.pt/embd/91623/m/18272/tsf/0492872e2e0fdec69489999115d8229b?autostart=false
TSF\audio\2023\12\noticias\06\golo_2_06_12_2023
Zé Pedro fez um disparate perto da grande área que quase saiu caro ao FC Porto. Aos 40 minutos, Galeno remata de pé direito, com a bola a passar muito perto - ainda que sem força - da baliza de Daniel Figueira. Galeno trabalhou bem. O avançado veio da esquerda para o meio.
O árbitro dá quatro minutos de compensação. Já neste período de descontos, aos 47 minutos, Taremi faz uma assistência para um remate nada bom de Galeno. A bola foi parar à bancada atrás da baliza de Daniel Figueira que não tem qualquer adepto esta noite. Apenas publicidade.
Hélder Malheiro apita para o final da primeira parte. Tudo empatado.
Recomeça o jogo na Amoreira. Que oportunidade para o Estoril logo no primeiro minuto de jogo! Um remate potente de Heriberto foi à trave! A baliza de Cláudio Ramos ainda fica a tremer. Logo no minuto seguinte, foi a vez de Taremi acertar no poste, mas o guarda-redes Daniel Figueira estava a controlar.
Aos 54 minutos, Taremi vê cartão amarelo por travar um adversário que estava em contra-ataque. Na sequência do livre, sai um remate perigoso por cima da trave do Estoril. Nove minutos depois, um cruzamento saiu mal, para as costas de Cassiano. Foi uma das melhores oportunidades para a equipa da casa nesta segunda parte.
Francisco Conceição faz um cruzamento muito perigoso aos 67 minutos e Evanilson não conseguiu desviar por pouco. Aos 76 minutos, Wagner Pina tentou surpreender o guarda-redes Cláudio Ramos, que estava adiantado, mas sem sucesso.
Aos 81 minutos, João Mendes bate um livre do lado direito do ataque do FC Porto. Há um desvio, mas a bola vai direitinha para as mãos de Daniel Figueira, que encaixou sem qualquer problema. Grande cabeceamento de Evanilson, aos 86 minutos, a embater na trave.
João Mendes bate mais um livre, aos 87 minutos. Dani Figueira sai confiante da baliza e agarra à segunda. Já poucos segundos depois dos 90, o Estoril faz o 2-1. Rafik Guitane encosta de pé esquerdo para o fundo da baliza do FC Porto. Saltou do banco para, possivelmente, dar a vitória à equipa canarinha.
https://tsf.vsports.pt/embd/91628/m/18272/tsf/72838e83cb97893ce02e95b485004e07?autostart=false
TSF\audio\2023\12\noticias\06\golo_3_06_122023
Dois minutos depois, novo tiro do Estoril ao ferro da baliza de Cláudio Ramos. O árbitro dá cinco minutos de compensação antes do final. No último minuto dos descontos, o Estoril faz o 3-1 de penálti.
TSF\audio\2023\12\noticias\06\golo_4_06_12_2023
Terminou o jogo!
Onze do Estoril-Praia: Daniel Figueira, Raúl Parra, Mangala, Volnei, Wagner Pina, Koindredi, Alex Soares, João Marques, Heri, Rodrigo Gomes e Cassiano
Onze do FC Porto: Cláudio Ramos, Fábio Cardoso, David Carmo, Zé Pedro, João Mendes, Eustáquio, Grujic, Francisco Conceição, Pepê, Galeno e Taremi
Suplentes do Estoril-Praia: Marcelo Carné, Vital, Rodrigo Martins, Holsgrove, Rafik Guitane, João Carlos, Mor Ndiaye, Tiago Araújo e Mateus Fernandes
Suplentes do FC Porto: Diogo Costa, Pepe, Jorge Sanchez, Nico, Iván Jaime, André Franco, Toni Martínez, Evanilson e Gonçalo Borges