"Extremamente felizes." Federação de Atletismo destaca resultado "extraordinário" da estafeta 4x400 metros nos mundiais
O quarteto luso constituído por Pedro Afonso, Ericsson Tavares, João Coelho e Omar Elkhatib brilhou na prova, cumprindo as quatro voltas à pista em 02.59,70 minutos. Na TSF, o presidente da Federação Portuguesa de Atletismo congratulou o resultado
Corpo do artigo
O presidente da Federação Portuguesa de Atletismo mostrou-se “extremamente feliz” por Portugal ir ter nos mundiais de atletismo, pela primeira vez, uma equipa na final dos 4x400 metros masculinos. Na TSF, Domingos Castro admitiu que a expectativa agora é de ainda melhor.
“Estamos extremamente felizes por eles irem à final e oxalá que eles amanhã pelo menos voltem a bater o recorde nacional. Seria extraordinário”, disse.
“A título de curiosidade, hoje mesmo foi batido 68.º recorde nacional desta época. Foram batidos esta época 68 recordes nacionais em 105 anos de história da Federação de Atletismo. Nunca tinha acontecido uma coisa destas. É hoje foi batido mais um. Estamos extremamente felizes por isso”, acrescentou.
João Coelho, recordista português dos 400 metros, foi este sábado o porta-voz da alegria da “incrível” estreia na estafeta 4x400 masculina em Campeonatos do Mundo de atletismo, com tempo de recorde nacional e presença na final.
Portugal terminou as duas séries com o sétimo tempo, fora da corrida decisiva, mas a desclassificação da Austrália, ambas na série, classificou para a final a equipa estreante, com o sexto tempo entre os presentes – antes ainda da exclusão de Brasil e Zâmbia.
“Isto é incrível. Falo por toda a gente: estou muito emocionado. Foi um sonho realizado por todos os que estamos aqui. Somos finalistas. Não tenho muitas palavras. Lutámos muito e tirámos dois segundos à anterior marca”, vincou o velocista do Sporting, na zona mista do Estádio Nacional do Japão, após conhecer a repescagem da estafeta nacional.
O quarteto luso constituído por Pedro Afonso, Ericsson Tavares, João Coelho e Omar Elkhatib brilhou na prova, cumprindo as quatro voltas à pista em 02.59,70 minutos, melhorando os 03.01,78 estabelecidos em maio último, com o hoje suplente Ricardo dos Santos no lugar do jovem Afonso, de 18 anos.
A final dos 4×400 metros masculinos está marcada para domingo, último dia de provas, com partida marcada para as 12h20 (hora portuguesa).