
Foto: Reprodução X FC Porto
O jovem jogador polaco, de 17 anos, assinou até 5 de janeiro de 2029, num contrato que tem cláusula de rescisão cifrada nos 60 milhões de euros
O extremo polaco Oskar Pietuszewski é reforço do FC Porto, proveniente do Jagiellonia, da Polónia, numa transferência que poderá custar até 10 milhões de euros (ME) aos 'dragões', anunciou esta quarta-feira o líder da I Liga portuguesa de futebol.
O jovem jogador polaco, de 17 anos, assinou até 5 de janeiro de 2029, num contrato que tem cláusula de rescisão cifrada nos 60 milhões de euros (ME).
O montante total de 10 ME inclui uma remuneração fixa e um montante mediante o cumprimento de objetivos desportivos, com o Jagiellonia a manter 10% das mais-valias relativas a uma futura transferência, esclareceu o FC Porto, em nota no seu sítio oficial na internet.
"A primeira sensação é que estou num grande clube, com uma grande história, grandes adeptos e a primeira impressão é claramente muito positiva", disse o atleta, em declarações reproduzidas pelos meios do clube.
Após confirmada a contratação de Thiago Silva, Pietuszewski, que irá envergar a camisola número 77, é o segundo reforço portista no atual mercado de inverno.
A adaptação ao plantel dos 'dragões' poderá ser facilitada pelos compatriotas Jakub Kiwior e Jan Bednarek, sendo Pietuszewski o oitavo polaco a representar a equipa principal de futebol do clube e o terceiro no atual plantel.
"Falei muito com o Jan [Bednarek] e ele disse-me muitas coisas boas sobre o clube e os adeptos, tem-me ajudado imenso, transmitiu-me muitas coisas boas e foi esse um dos motivos por que escolhi o FC Porto. O facto de já ter dois jogadores polacos ajudou-me a tomar a decisão de vir para o FC Porto, eles queriam que eu me juntasse ao grupo e vou sentir-me mais confiante na presença deles", destacou.
Apesar de ter apenas 17 anos, o jogador estreou-se pela primeira equipa do Jagiellonia, clube onde se formou, na última temporada. Em ano e meio, já acumulou 54 jogos, com quatro golos e duas assistências.
"Para mim, o mais importante é jogar, somar minutos e conquistar troféus. Assinei pelo FC Porto para ganhar títulos e vou lutar e dar tudo para ganhar todas as provas que disputarmos. Sou um jogador que não tem medo. Nunca me amedronto dentro do campo e quando tenho a bola estou sempre pronto para partir para cima dos adversários. Espero transmitir ótimas energias e muita felicidade aos adeptos quando jogar com eles nas bancadas", concluiu.
O extremo poderá, assim, integrar o estágio do FC Porto, que começou na terça-feira e decorre até sexta-feira, em Almancil, aproveitando a ausência na 'final four' da Taça da Liga e o facto de o clube apenas reentrar em competição em 14 de janeiro, frente ao Benfica, a contar para os 'quartos' da Taça de Portugal.
