
Jogadores do FC Porto e do V. Guimarães a disputarem a bola
Reuters
O FC Porto venceu, este domingo, em casa contra o Vitória de Guimarães por 3-1, em encontro da 16.ª jornada da Liga portuguesa de futebol.
Corpo do artigo
Sem o seu principal goleador, Hulk, os "dragões" mostraram grande acerto colectivo e as soluções ofensivas apareceram com naturalidade e o envolvimento de todos, relata a Lusa.
Aos 19 minutos, James Rodriguez descobriu como colocar a bola em Rolando, que havia subido à área adversária, com o central a "dominar" no peito e a rematar de pronto, da zona de penalti, para o primeiro golo.
Apesar do domínio intenso dos "dragões", Paulo Sérgio desfrutou, à meia hora de jogo, de uma grande oportunidade para empatar, mas, depois de tirar dois adversários do caminho, não conseguiu que o seu remate ultrapassasse Rolando.
O susto motivou a equipa de Vítor Pereira, que continuou a fazer circular o esférico com intensidade, mas sem criar grandes ocasiões de perigo.
Foi o vimaranense João Paulo que, aos 38 minutos, esteve mais perto do golo, quando tentou desviar já em cima da linha da baliza, mas Otamendi opôs-se com sucesso.
O segundo tempo começou praticamente com o segundo golo do FC Porto, apontado por João Moutinho, aos 46 minutos, lançado para dentro da área por um passe de costas de Kléber.
Dois minutos depois, Álvaro Pereira, numa das muitas investidas pela esquerda, entrou na área e obrigou Nilson a uma defesa muito apertada.
Toscano podia ter reduzido aos 58 minutos, após cruzamento da direita e uma falha monumental dos centrais portistas, mas não conseguiu desviar com êxito, quando já só tinha Helton pela frente.
O que acabaria por acontecer aos 59 minutos, após um lance muito discutido, por pretensa falta de Fernando, que originou um livre frontal marcado por Toscano e concluído, na recarga, por Faouzi, que havia substituído Paulo Sérgio pouco antes.
Aos 66 minutos, entrou o estreante Danilo, que logo no minuto seguinte testou a pontaria, mas a bola saiu ao lado.
A toada atacante manteve-se e James Rodriguez fez o 3-1 na sequência de um penalti "arrancado" por si, mas que foi muito contestado pelos vimaranenses, que pouco mais conseguiram fazer até ao final.
O FC Porto, que somou o 55.º encontro consecutivo sem perder no campeonato, passou a somar 40 pontos.
Num jogo disputado no Estádio do Dragão, no Porto, arbitrado por Hugo Miguel (Lisboa), perante 34.914 espectadores, as equipas alinharam do seguinte modo:
FC Porto: Helton, Maicon, Rolando, Otamendi, Álvaro Pereira, Fernando, João Moutinho (Souza, 82), Defour (Danilo, 66), James Rodriguez (Beluschi, 82) Varela e Kléber.
Suplentes: Bracali, Danilo, Mangala, Souza, Belluschi, Iturbe e Vion.
Vitória de Guimarães: Nilson, Freire, João Paulo, Anderson Santana, Alex, El Adoua, Leonel Olímpio (Pedro Mendes, 56), Nuno Assis, Toscano (Soudani, 84), Paulo Sérgio (Faouzi, 56) e Edgar.
Suplentes: Douglas, Defendi, Pedro Mendes, Bruno Teles, Targino, Faouzi e Soudani.
Acção disciplinar: Cartão amarelo para Paulo Sérgio (24), Kléber (55), Fernando (58), Anderson Santana (72), Toscano (75) e Edgar (80).