Com este empate diante da Académica em casa, garantido nos descontos na marcação de uma grande penalidade, o líder FC Porto ficou apenas com um ponto de vantagem sobre o Sp. Braga.
Corpo do artigo
O FC Porto não foi além de uma igualdade a um golo na receção à Académica, ficando assim apenas com um ponto de vantagem sobre o Sp. Braga, que está agora na segunda posição do campeonato..
Uma jornada depois de ter ganho ao Benfica e conquistado a liderança isolada da Liga, o FC Porto permitiu que a Académica sacudisse a pressão no primeiro tempo e se colocasse em vantagem aos 39 minutos através de um golo de Edinho.
Os portistas responderam ao golo da equipa de Coimbra ainda antes do intervalo num remate de Hulk, que o central Pape Sow afastou, em voo, para canto.
No segundo tempo, a formação orientada por Vítor Pereira continuou a tentar chegar à igualdade, tendo Janko criado uma boa situação aos 47 minutos com Peiser a evitar o golo.
Aos 67 minutos, João Moutinho atirou à barra e, dez minutos, minutos, valeu à Académica as intervenções de Peiser e Diogo Melo para que o FC Porto não chegasse ao empate.
Com a pressão a aumentar cada vez mais, os portistas acabaram por chegar ao golo da igualdade no terceiro minuto dos descontos na marcação de uma grande penalidade por Hulk, após mão na grande área de Pape Sow, que acabaria por ser expulso.
Sob a arbitragem de Marco Ferreira, da Madeira, no Estádio do Dragão, com a assistência de 36019 espectadores, as equipas alinharam da seguinte forma:
FC Porto: Helton, Sapunaru (Djalma, 53), Rolando (Kleber, 61), Maicon, Álvaro Pereira, Fernando (Defour, 37), João Moutinho, Lucho, James, Hulk e Janko.
Suplentes: Bracali, Cristian Rodriguez, Kléber, Djalma, Alex Sandro, Ottamendi e Defour.
Académica: Peiser, Cedric, Pape Sow Riener, Nivaldo, Diogo Melo, Adrien, David Simão (Danilo, 65), Saulo (90+ João Dias, 90+4), Diogo Valente (Magique, 76) e Edinho.
Suplentes: Ricardo, João Dias, Hugo Morais, Magique, Rui Miguel, Marinho e Danilo.
Ação disciplinar: cartão amarelo para Reiner (7), Rolando (19), Saulo (27), Fernando (28), Diogo Melo (51), Hulk (56), Pape Sow (60, 90), James (64), Nivalado (73), Álvaro Pereira (90+7). Cartão vermelho por acumulação para Pape Sow (90).