O FC Porto perdeu, esta noite, com o Manchester City 1-2, em jogo da primeira mão dos 16 avos de final da Liga Europa, disputado no estádio do Dragão, no Porto.
Corpo do artigo
Não podendo apresentar o reforço Janko, Vítor Pereira voltou a apostar em Hulk para o meio, solução que, para não variar, não resultou, sendo que também Lucho foi incapaz de dar à equipa o "andamento" necessário.
Os "dragões" podem queixar-se de alguma infelicidade, na lesão de Danilo e no tento na própria baliza de Álvaro Pereira, mas, a verdade, é que a equipa está a "léguas" da que o ano passado, sob o comando de André Villas-Boas e com os golos de Falcao, ganhou tudo, incluindo a Liga Europa.
O Manchester City foi, por seu lado, igual a si próprio, um conjunto aparentemente lento, que consegue "adormecer" os adversários com sucessivas trocas de bola, até conseguir o espaço para desequilibrar o adversário.
O FC Porto entrou em campo com duas alterações em relação ao "onze" que apresentara na goleada à União de Leiria: Janko, por já ter representado o Twente na Liga Europa, e Mangala cederam os lugares a James Rodrigues e Rolando, sendo que Hulk passou para o meio, ficando Kléber no banco.
Face a um Manchester City "à italiana", em "4-2-3-1", com Balotelli sozinho na frente e Aguero e Dzeko no banco, o FC Porto entrou a "mandar", mas, perante uma equipa muito compacta, cedo começou a ter dificuldades de penetração.
Assim, não espantou que a primeira oportunidade tivesse aparecido aos 15 minutos e na sequência de um canto: Rolando cabeceou como mandam as leis, de cima para baixo, após centro de James, mas Clichy evitou o tento portista.
Aos 20 minutos, Danilo fez falta sobre Touré, viu o amarelo e, pior ainda, lesionou-se: e, contra 10, alguns minutos, o City ameaçou o empate em três ocasiões, por Balotelli, Richards e Nasri, mas Helton não deixou.
De novo com 11, mas agora com Mangala no centro da defesa e Maicon na direita, o FC Porto recompôs-se e, aos 28 minutos, conseguiu mesmo marcar: Hulk descaiu para a esquerda e centrou para a entrada da pequena área, onde apareceu Varela, no lugar do "incrível", a faturar.
Em desvantagem, os ingleses assumiram mais a posse de bola e Balotelli voltou a estar perto do golo em duas ocasiões, numa primeira parte que terminou com um "tiro" de Hulk, que, de pé direito, atirou por cima da barra.
A segunda parte começou sem alterações nos "onzes", mas trouxe um City mais dominador, com mais bola e mais perigoso, com Richards a fazer estremecer o poste esquerdo, aos 50 minutos, depois de uma grande arrancada sobre a direita.
Depois, chegou o azar de Álvaro Pereira, em dose dupla: amarelo aos 54 minutos, que o afasta da segunda "mão", e golo na própria baliza logo a seguir, aos 55, com as costas, quando tentava pressionar Balotelli, lançado por Clichy.
Com o empate, o Manchester City ficou mais por cima, enquanto o FC Porto ainda tentou reagir, mas, com o passar dos minutos, começou a fazê-lo cada vez com mais precipitações e a cometer erros.
Mesmo com a equipa incapaz de voltar a "mandar" no jogo, também por culpa de um Lucho "estático", Vítor Pereira só mexeu no jogo aos 77 minutos, com a entrada de Kléber para o lugar do inoperante Varela, mas Mancini levou a melhor.
Aguero entrou logo a seguir, aos 78 minutos, e acabou por concretizar a reviravolta no marcador, aos 85, após um passe de "morte" de Touré, que aproveitou da melhor forma uma perda de bola de João Moutinho.
O encontro da segunda mão está agendado para 22 de fevereiro, em Manchester, Inglaterra.
Resultados dos jogos da primeira mão dos "16 avos" da Liga Europa:
- Lokomotiv Moscovo, Rus - Athletic Bilbau, Esp, 2-1
- Salzburgo, Aut - Metalist Kharkiv, Ucr, 0-4.
- Ajax, Hol - Manchester United, Ing, 0-2.
- Viktoria Plzen, Che - Schalke 04, Ale, 1-1.
- AZ Alkmaar, Hol - Anderlecht, Bel, 1-0.
- Lázio, Ita - Atlético Madrid, Esp, 1-3.
- Legia Varsóvia, Pol - Sporting, Por, 2-2.
- Steaua Bucareste, Rom - Twente, Hol, 0-1.
- Wisla Cracóvia, Pol - Standard Liège, Bel, 1-1.
- Udinese, Ita - PAOK, Gre, 0-0.
- Trabzonspor, Tur - PSV Eindhoven, Hol, 1-2.
- Hannover, Ale - Club Brugge, Bel, 2-1.
- FC Porto, Por - Manchester City, Ing, 1-2.
- Stoke City, Ing - Valência, Esp, 0-1.