Foi com muitos lenços brancos e com uma grande assobiadela que terminou o jogo no Dragão. O FC Porto empatou em casa contra um Rio Ave muito desfalcado. O resultado permitiu que o Benfica igualasse o FC Porto no campeonato.
Corpo do artigo
O FC Porto voltou a comprometer na I Liga de futebol, ao empatar 1-1 com o Rio Ave, em jogo da 16.ª jornada da prova, disputado no estádio do Dragão, no Porto.
Veja aqui o nosso minuto-a-minuto.
O jogo até parecia bem encaminhado para os 'dragões', quando, aos 22 minutos, o mexicano Herrera inaugurou o marcador, mas os vila-condenses reagiram e igualaram ainda na primeira parte, por João Novais, aos 33.
Depois da recente derrota em casa do Sporting, o FC Porto volta a ceder terreno, tendo hoje sido alcançado no segundo lugar pelo Benfica, que goleou (6-0) na receção ao Marítimo, e ficarão a quatro pontos dos 'leões', que estão a golear (6-0) em Setúbal. O Rio Ave fecha a ronda no sétimo lugar com 22 pontos.
No final da partida o técnico portista afirmou que o FC Porto esteve melhor, mas não teve sorte. Para Lopetegui, "entrámos a jogar muito bem, criámos muitas ocasiões de golo e tivemos controlo absoluto. Podíamos ter marcado quatro ou cinco golos e sofremos um golo incrível. Muitas vezes acontece. Na segunda parte, podíamos ter superado o resultado, fizemos 24 remates, mas não foram suficientes, por falta de clarividência e tranquilidade para encontrar a baliza. Assumo a responsabilidade como treinador, mesmo depois de 24 remates à baliza. Temos de passar a fazer 34 e temos que melhorar o aspeto de sofrer golos quando estamos a atacar e a controlar a partida".
Sobre os lenços brancos que viu no fonal da partida o técnico basco disse que quer continuar no cargo. "Estamos a quatro pontos [da liderança], nada está perdido e temos todas as possibilidades para chegar ao objetivo. E vou lutar com todas as minhas forças, dando a volta para que essa insatisfação se transforme em satisfação. Estamos tão tristes ou mais do que os adeptos. Sabemos que só nós podemos dar a volta. Estamos a tempo, estamos no final da primeira volta. [...] É um momento complicado. Já tive vários. Estivemos, na época passada, a esta distância e a equipa lutou até ao final. Temos de lutar sem olhar para o outro lado. Há que melhorar e ter a força para melhorar. [...] Estou convicto que, se ganharmos todos os jogos, seremos campeões. Todos vão perder pontos".
Mais contente com o resulatdo estava Pedro Martins, o treinador do Rio Ave. O técnico da equipa de Vila de Conde sublinhou que o resultado até podia ser melhor para a sua equipa, mas "não foi fácil, o FC Porto é uma excelente equipa e isso só dá mais relevo a esse ponto".