O FC Porto venceu hoje o Sporting, por 3-2, em encontro da 27.ª jornada da Liga de futebol, e manteve a sua caminhada invencível na prova, onde já se sagrou virtual campeão.
Corpo do artigo
Na primeira situação de perigo, o Sporting chegou ao golo por intermédio de André Santos, aos 11 minutos, num remate que ainda sofreu um desvio em Matias Fernandez, traindo o guarda-redes Helton.
O FC Porto não acusou o golo sofrido, muito pelo contrário, caiu em cima do Sporting e puxou dos galões de campeão para criar uma série de oportunidades, quase sempre negadas pelo guarda-redes Rui Patrício.
A pressão acentuou-se e, depois de nova ameaça de Falcão, aos 25 minutos, o colombiano chegou ao golo do empate, aos 27 minutos, a centro de Álvaro Pereira.
O Sporting, sem argumentos para contrariar o maior pendor ofensivo dos "dragões", só aos 37 minutos voltou a chegar à área de Helton, através de um desvio de Yannick Djaló, a centro de Evaldo, que passou por cima.
No início da segunda parte, o Sporting entrou determinado a sacudir a pressão do FC Porto e Yannick Djaló, aos 47 minutos, finalizou com um remate ligeiramente ao lado uma boa jogada dos "leões".
Uma "bomba" de Hulk, que Rui Patrício defendeu para a linha de fundo, foi a antecâmara do segundo golo portista, que surgiu num voo picado de Falcao, aos 50 minutos, após cruzamento de João Moutinho, na sequência do canto.
Aos 57 minutos, Valdés correu meio campo com a bola nos pés e, isolado frente a Helton e apertado por Sereno, desviou para fora, falhando o alvo, mas deixando o aviso para a defesa portista.
Helton teve que ceder o seu lugar a Beto, por lesão, e depois de uma primeira ameaça de Yannick Djalo, aos 75 minutos, o sinal mais voltou a pertencer ao FC Porto, através de um remate de Hulk, aos 84 minutos.
Walter, que rendeu Falcao, com o colombiano a receber a ovação da noite, dilatou a vantagem do FC Porto para 3-1, aos 87 minutos, mas o Sporting nunca baixou os braços e voltou a reduzir por Matias Fernandez (3-2), aos 88.
Perante a arbitragem de Artur Soares Dias, as equipas alinharam do seguinte modo no Estádio do Dragão:
<b>FC Porto</b>: Helton (Beto, 67), Sereno, Rolando, Maicon, Álvaro Pereira, Guarin, Rúben Micael, João Moutinho, Hulk, Varela (Mariano, 64) e Falcão (Walter, 78).
Suplentes: Beto, Otamendi, Mariano, Cristian Rodriguez, Walter, Souza e James.
<b>Sporting</b>: Rui Patrício, Abel, Polga, Torsiglieri, Evaldo, André Santos, Zapater (Vukcevic, 64), Valdés (Ismailov, 64), Matias Fernández, Yannick Djaló e Hélder Postiga (Saleiro, 87).
Suplentes: Tiago, Daniel Carriço, Izmailov, Saleiro, Diogo Salomão, Nuno André Coelho e Vukcevic.
<b>Acção disciplinar</b>: cartão amarelo para Maicon (21), Álvaro Pereira (38), Torsiglieri (58), João Moutinho (73) e Rolando (77).