Francis Obikwelu anunciou, este sábado, o fim da sua carreira de desportista, após ter sido eliminado nas meias-finais dos 100 metros dos Jogos Olímpicos Pequim2008. O atleta pediu ainda desculpa aos portugueses pelo seu afastamento.
Corpo do artigo
O velocista português, de origem nigeriana, efectuou o anúncio poucos minutos depois de ter sido sexto na sua meia-final com o tempo de 10,10 segundos, tendo aproveitado para pedir desculpas pela sua eliminação aos portugueses: «Peço desculpas aos portugueses, porque estiveram a pagar para eu vir aos jogos».
«O meu arranque foi lento, foi o pior aqui, mas não quero arranjar desculpas. O problema foi meu e não vou à final. Mas o que fazer? A vida continua e vou deixar o atletismo. Vou descansar, já. Foi a última corrida para mim», revelou, adiantando que já não alinha nos 200 metros.
O atleta luso, que foi 11º classifcado nas meias-finais, o primeiro europeu, acaba assim por abdicar das eliminatórias dos 200 metros, que têm início segunda-feira e que contarão ainda com o português Arnaldo Abrantes.
Obikwelu disse ainda que vai agora de férias e depois pretende dedicar-se exclusivamente à sua fundação, sedeada no Algarve.
Em declarações à TSF, Luís Cunha, amigo pessoal de Obikwelu, disse não estar surpreendido com a decisão do atleta.
Ainda assim, Luís Cunha mostrou-se esperançoso de que Obikwelu reconsidere a sua decisão.