Um golo do português Ricardo Costa nos descontos permite ao Valência, que esta noite perdeu 4-2 com o Atlético Madrid, na primeira mão das meias-finais da Liga Europa, continuar a sonhar com a final.
Corpo do artigo
[youtube:viOwYdGOLW8]
Quando o apuramento dos madrilenos, que ganhavam confortavelmente por 4-1, parecia um dado adquirido, apareceu Ricardo Costa, no último minuto dos descontos (90+4), para adiar todas as decisões para a segunda mão, que se discute em Valência, na próxima quinta-feira.
Subjugados por um Atlético de Madrid, e sobretudo por um Falcao inspirado, os visitantes respiraram finalmente de alívio quando o árbitro apitou, depois de um 4-2 caído do céu.
Os madrilenos foram melhores do que o Valência durante quase todo o jogo para conquistarem a sua 10ª vitória consecutiva na Liga Europa, mas falharam nos descontos, tanto da primeira como da segunda parte.
Com o intervalo à vista e uma vantagem de 1-0, conseguida por Falcao, aos 18 minutos, os homens de Diego Simeoni distraíram-se e permitiram o empate ao brasileiro Jonas, quando passavam três minutos do final do tempo regulamentar da primeira parte.
No regresso dos balneários, o Atlético de Madrid apresentou-se outra vez dominante, com o brasileiro Miranda a fazer o 2-1, aos 49 minutos, um resultado que seria ampliado pelo espanhol Adrián, cinco minutos depois.
Ao Valência, que acumulava erros defensivos e não conseguia encontrar a baliza adversária, restou-lhe tentar diminuir os danos, que aumentaram quando o antigo goleador do FC Porto fez o seu segundo golo da noite (78) e quase garantiu o "passaporte" para a final de Bucareste aos "colchoneros".
Mas o golo de Ricardo Costa e o fator casa deixam os "che" com opções de passar à final, na qual também ainda é incerto qual será o rival.
A provável final espanhola parece agora menos viável, já que o Sporting voltou a mostrar a sua face vitoriosa na Europa, concretizando uma reviravolta no marcador para sair de Alvalade com uma vantagem mínima, mas esperançosa.
A equipa espanhola adiantou-se no marcador aos 54 minutos, por Aurtenetxe, mas os "leões" portugueses viraram o resultado no espaço de quatro minutos, através do argentino Insua (76) e do espanhol Diego Capel (80).
Os finalistas que estarão a 09 de maio, em Bucareste, serão conhecidos na próxima quinta-feira.