Para Portugal, tudo pode acontecer na última jornada do Grupo B do Euro2012. Por paradoxal que pareça, uma vitória sobre a Holanda pode não chegar para o apuramento, mas uma derrota até pode dar a qualificação.
Corpo do artigo
Um triunfo da Dinamarca sobre a Alemanha por 4-3 ou qualquer outro resultado com diferença de um golo e ainda mais tentos marcados (5-4, 6-5, 7-6...) coloca a equipa das quinas fora do Euro2012, independentemente do seu resultado.
Em caso de triunfo luso e dos dinamarqueses, a fechar o agrupamento, Alemanha, Dinamarca e Portugal terminam todos com seis pontos, fazendo-se o desempate pelo confronto direto.
Com a vitória da Dinamarca, somariam todos três pontos nos jogos entre eles, passado o desempate a ser feito pela diferença de golos.
Portugal fecharia sempre com 3-3 (0-1 com a Alemanha e 3-2 á Dinamarca), enquanto a Alemanha tem presentemente 1-0 (a Portugal) e a Dinamarca 2-3 (também com a equipa lusa).
Em caso de triunfo nórdico por 4-3, a Dinamarca fecharia o campeonato a três com 6-6, a Alemanha com 4-4 e Portugal com 3-3, sendo eliminado pelo critério de maior número de golos marcados nos jogos entre as equipas empatadas.
A seleção lusa pode, assim, ficar de fora mesmo que goleie os vice-campeões mundiais, mas, curiosamente, também se pode qualificar para os quartos de final com um derrota.
Se a Dinamarca perder com a Alemanha e a Holanda vencer Portugal por 2-1 ou qualquer outro resultado com um tento de diferença e mais golos marcados (3-2, 4-3, 5-4...), será o onze de Paulo Bento a seguir em frente, como segundo do Grupo B.
O empate com a Holanda também pode valer os dois cenários: o apuramento, se a Dinamarca empatar ou perder com a Alemanha, e a eliminação, se os nórdicos vencerem.
A terceira e última jornada, dia 17 de Junho, às 19h45, vai decidir. Para esta ronda estão agendados os jogos Portugal - Holanda, em Kharkiv, e Dinamarca-Alemanha, em Lviv.