Na décima etapa, o motard português foi apenas superado por Joan Barreda e subiu assim ao quinto posto da geral. Nos automóveis, Peterhansel está agora a apenas pouco mais de dois minutos do líder Nani Roma.
Corpo do artigo
O motard Hélder Rodrigues ascendeu à quinta posição da geral das motos do Dakar, após ter sido segundo na décima etapa da prova, que ligou Iquique a Antofagasta, no Chile.
A três etapas do final, o piloto português ficou a apenas 19 minutos do terceiro lugar, que é ocupado por Jordi Viladoms e que está a pouco mais de duas horas da liderança..
Mário Patrão foi 14º na etapa e ascendeu assim ao 29º posto da geral, ao passo que Pedro Oliveira manteve a 14ª posição da classificação. Bianchi Prata desceu para o lugar 28 da geral e Vítor Oliveira subiu para a posição 63.
Na tirada desta quarta-feira, de quase 700 quilómetros, o espanhol Marc Coma manteve-se uma confortável vantagem de mais de 40 minutos sobre o compatriota Joan Barreda, que venceu a etapa.
Nos automóveis, o francês Stephane Peterhansel foi segundo na tirada atrás de Nasser al-Attiyah e aproximou-se ainda mais do líder Nani Roma, que ficou agora com a sua vantagem reduzida a pouco mais de dois minutos, depois de ter furado.
O dia ficou ainda marcado pelo abandono do espanhol Carlos Sainz, na sequência de um acidente que deixou o seu buggy SMG em muito mau estado, anunciou a direção da prova.
Entre os navegadores portugueses, Paulo Fiúza, que faz equipa com Orlando Terranova perdeu meia hora numa duna e desceu à quinta posição da geral, enquanto que Filipe Palmeiro, que faz equipa com o polaco Kaczmarski subiu três lugares e é agora 10º.