Hipismo estreou Portugal na arte de conquistar medalhas nos Jogos Olímpicos
Doze anos depois da primeira participação de Portugal nos Jogos Olímpicos, chega o ano de 1924, onde Portugal se estreia na subida aos pódios. A equipa lusa era constituída por oficiais de cavalaria que, em hipismo, conseguiram a medalha de bronze, na VIII Olimpíada, em Paris.
Corpo do artigo
Aníbal Borges d'Almeida, Hélder de Souza Martins, José Mouzinho de Albuquerque e Luís Cardoso Menezes constituíram a equipa hípica que conseguiu trazer para Portugal a primeira medalha olímpica.
A primeira participação portuguesa nos Jogos Olímpicos tinha sido, precisamente há 12 anos mas a medalha só chegou em 1924, na olimpíada de Paris, mais concretamente no Grande Prémio das Nações.
As poucas informações disponíveis da época revelam que a competição foi muito exigente e que, por isso, apenas 34 dos 50 concorrentes conseguiram completar a prova de obstáculos.
Portugal foi uma das equipas hípicas capazes de superar as dificuldades, conseguindo a medalha de bronze, depois de ter somado 53 pontos. Foi por pouco que os cavaleiros lusos não ganhavam a prata, uma vez que a Suíça somou apenas menos três pontos que os atletas portugueses. O ouro coube à Suécia, que reuniu 42,5 pontos.
Da equipa portuguesa, o único que ficou de fora da pontuação para a medalha de bronze foi Luís Cardoso de Menezes que, montado no cavalo «Profond», não foi além do 21º posto.
A nível individual, Aníbal Borges d'Almeida alcançou a 5ª posição, montado no cavalo «Reginald». Este cavaleiro ainda é o mais jovem olímpico português a ser medalhado. Na altura tinha 18 anos, menos um que o seu colega de equipa, Hélder de Souza Martins.
Desta VIII Olimpíada reza ainda outra história. Para além da conquista da primeira medalha, esta terceira participação de Portugal nos Jogos Olímpicos ficou ainda marcada pelo dobro do número de atletas. Foi a partir dessa altura que a delegação portuguesa assumiu outra dimensão.