
Jackson Martinez festeja golo marcado ao Benfica
Global Imagens/Ivan del Val
Um golo solitário de Jackson Martinez permitiu ao FC Porto vencer em casa o Benfica e partir em vantagem para a segunda mão das meias-finais da Taça de Portugal. Foi a primeira derrota dos encarnados em 27 encontros em todas as competições.
Corpo do artigo
O FC Porto bateu em casa o Benfica por 1-0 e ficou assim em vantagem sobre os encarnados nas meias-finais da Taça da Portugal, numa partida em que o resultado ficou feito aos seis minutos.
A equipa orientada por Luís Castro começou a criar perigo aos quatro minutos, primeiro com o guarda-redes Artur a evitar o golo de Varela e, logo a seguir por Herrera, valendo a intervenção de Luisão, quando o mexicano já estava no coração da área.
Aos seis minutos, Jackson Martinez, de cabeça, após um canto de Ricardo Quaresma, não deu qualquer hipótese a Artur e inaugurou o marcador.
O Benfica, que somou a primeira derrota em 27 encontros em todas as competições, respondeu aos 23 minutos num remate de Maxi Pereira, mas os portistas voltaram à carga, aos 25 e 29 minutos, com jogadas de Jackson Martinez e Varela.
Já segundo tempo, aos 77 minutos, o FC Porto teve uma soberana oportunidade para chegar ao 2-0, contudo, Jackson Martinez, após ultrapassar Luisão e Garay, atirou ao poste da baliza de Artur.
Cinco minutos depois, Ruben Amorim rematou com perigo, mas o guarda-redes Fabiano conseguiu rechaçar a bola e manteve a vantagem da equipa da casa.
A última oportunidade do encontro pertenceu ao recém-entrado Quintero que, quando apenas tinha Artur pela frente, tentou servir um colega, permitindo a intervenção de Garay.
Sob a arbitragem de Marco Ferreira, da Madeira, no Estádio do Dragão, com a assistência de 34.499 espectadores, as equipas alinharam da seguinte forma:
FC Porto: Fabiano, Danilo, Reyes, Mangala, Alex Sandro, Fernando, Herrera (Carlos Eduardo, 75), Defour (Quintero, 86), Quaresma, Jackson Martinez e Varela (Ghilas, 62).
Suplentes: Kadú, Quintero, Ghilas, Licá, Carlos Eduardo, Ricardo e Abdoulaye.
Benfica: Artur, Maxi Pereira, Luisão, Garay, Sílvio, Fejsa, Rúben Amorim, Sulejmani (Nico Gaitan, 65), Sálvio (Markovic, 81), Cardozo e Rodrigo (Lima, 67).
Suplentes: Oblak, Lima, Nico Gaitan, Jardel, André Almeida, Enzo Perez e Markovic.
Ação disciplinar: cartão amarelo para Maxi Pereira (18), Defour (25), Herrera (49), Sílvio (58), Fernando (61), Jackson Martinez (90+2) e Danilo (90+3).