É o fim do sonho para Jesus. Flamengo perde Mundial de Clubes para o Liverpool
O avançado brasileiro Firmino, no prolongamento, marcou este sábado o golo que deu ao Liverpool o seu primeiro título mundial de clubes em futebol.
Corpo do artigo
O Flamengo perdeu por 1-0 frente ao Liverpool, este sábado, na final do Mundial de Clubes e deu aos britânicos o seu primeiro título, depois de terem falhado em 1981 (Flamengo) e 1984 (Independiente), na altura como Taça Intercontinental, e em 2005 (São Paulo).
O Mengão falhou assim o seu segundo título, depois de o ter conquistado em 1981, tendo Jorge Jesus sido o primeiro português a disputar uma final de um mundial de clubes.
O Liverpool criou a primeira oportunidade de golo flagrante logo ao primeiro minuto de jogo. Isolado, Firmino falhou e rematou por cima da baliza do Flamengo. Aos 4 minutos foi a vez de Keita rematar por cima da baliza da equipa brasileira.
No final de 10 minutos de jogo, e com o Flamengo a ser claramente dominado pelo Liverpool, Jesus deu indicações a Gabriel Barbosa. Os britânicos começaram o jogo a todo o gás e, aos 20 minutos, apesar de melhor no que tocava a posse de bola, o Mengão ainda não tinha criado situações de grande perigo junto à baliza de Alisson.
Aos 25 minutos, o Flamengo fez um excelente ataque, com paciência. Um passe longo de Pablo Marí para Bruno Henrique, que estava em boa posição, colocou a equipa brasileira perto do primeiro golo do jogo. Muito perigo para a baliza do Liverpool neste lance.
Com cada uma das equipas a tentar impor o seu futebol, Liverpool e Flamengo acabaram por chegar ao intervalo empatados a zero.
Oito minutos após o início do segundo tempo foi a vez de o Flamengo ser perigoso, com um remate de Gabigol a passar por cima da baliza da equipa britânica. Antes, a bola já tinha ido ao poste. Firmino rematou com o pé esquerdo e a bola não entrou por milagre. O início desta segunda parte foi eletrizante.
Aos 57 minutos, o Liverpool chegou à baliza do Flamengo com vários homens dentro da grande área, mas Firmino foi apanhado em fora de jogo quando só tinha de encostar a bola para dentro da baliza da equipa de Jorge Jesus.
Perto dos 90 minutos, Vitinho viu cartão amarelo. No primeiro dos cinco minutos do tempo de compensação, Mané caiu na grande área. O árbitro mostrou cartão amarelo a Rafinha, mas pediu ajuda ao VAR para tomar a decisão de assinalar grande penalidade. Não foi assinalado penálti nem falta fora da área. Jorge Jesus pôde respirar de alívio. O cartão amarelo inicialmente mostrado a Rafinha também foi anulado.
Com esta interrupção do jogo, o árbitro viu-se obrigado a prolongar o tempo de compensação. Nesta reta final do jogo era a equipa inglesa quem dominava, mas ninguém marcou. Ouviu-se o apito final dos 90 minutos e a partida teve de ser arrastada para prolongamento.
Nos primeiros cinco minutos do primeiro tempo do prolongamento, uma grande jogada individual de Vitinho resultou em canto para o Flamengo.
Aos nove minutos do prolongamento, o Liverpool inaugurou o marcador por intermédio de Firmino, que foi assistido por Mané. Com apenas uma finta, o avançado brasileiro tirou o guarda-redes Diogo Alves da frente e só teve de encostar para o fundo da baliza.
Logo após o golo houve substituição na equipa inglesa. Saiu Keita e entrou Milner. Um reforço do meio campo inglês. Aos 102 minutos o Flamengo tentou chegar ao empate através de um pontapé livre, mas a bola saiu muito por cima da baliza de Alisson.
Aos 104 minutos, o Flamengo conquista um pontapé livre após falta de Milner sobre Vitinho. O jogador do Liverpool foi punido com um cartão amarelo. Final da primeira parte do prolongamento. Jorge Jesus tem mais 15 minutos para evitar a derrota.
Aos 114 minutos, uma falta de Rafinha resultou num livre para o Liverpool. Alexander-Arnold, que bate muito bem bolas paradas, foi o primeiro a agarrar a bola. O jovem defesa fez um bom remate e obrigou Diego Alves a aplicar-se e a afastar a bola pela linha lateral da grande área.
A um minuto do final do prolongamento, o Flamengo teve uma grande oportunidade para empatar o encontro, por intermédio de Lincoln. Já a pouquíssimo tempo do apito final são poucos os que acreditam numa reviravolta no marcador.
O Mengão acabou por perder o jogo por 1-0 para o Liverpool. Foi o fim do sonho de vencer o Mundial de Clubes para Jorge Jesus.
Onze do Flamengo: Diego Alves, Rafinha, Pablo Marí, Rodrigo Caio, Filipe Luís, Willian Arão, Gerson, Bruno Henrique, Éverton Ribeiro, Arrascaeta, Gabriel Barbosa.
Onze do Liverpool: Alisson, Alexander-Arnold, Gomez, Van Dijk, Robertson, Henderson, Keita, Oxlade-Chamberlain, Salah, Firmino e Mané.
Suplentes do Flamengo: Gabriel Batista, César, Rodinei, Rhodolfo, Matheus Thuler, René, Reinier, Piris da Motta, Vitinho, Diego, Lincoln e Orlando Berrío.
Suplentes do Liverpool: Adrian, Lonergan, Wijnaldum, Milner, Lallana, Shaqiri, Origi, Jones, Hoever, Elliott, Van den Berg e Williams.
Aproveite para ler a antevisão de João Nuno Coelho.