João Matias vence em Loulé e Linarez perde para Reis a camisola amarela da Volta
Ciclista da Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua cumpriu a etapa em 4:49.10 e garantiu à equipa o terceiro triunfo consecutivo.
Corpo do artigo
O ciclista português João Matias (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua) venceu este sábado a terceira etapa da Volta a Portugal com um tempo de 4:49.10 na chegada a Loulé e o venezuelano Leangel Linarez perdeu a camisola amarela para Rafael Reis, que a tinha conquistado no prólogo.
Oscar Pelegri (Burgos-BH) foi segundo e Luís Mendonça (Glassdrive/Q8/Anicolor) foi terceiro, ambos com o mesmo tempo do vencedor, que garantiu à Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua o terceiro triunfo consecutivo.
TSF\audio\2023\08\noticias\12\tiago_santos_19h_new
Nas contas da geral, Rafael Reis recuperou o primeiro lugar, dada a quebra do venezuelano Leangel Linarez (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), agora com dois segundos de vantagem sobre João Matias, segundo, e quatro segundos face ao alemão Lukas Meiler (Vorarlberg), que é terceiro.
A terceira etapa marcou o regresso da Volta de Portugal ao Algarve, ligando Sines e Loulé num percurso de 191,8 quilómetros.
A primeira meta volante do dia foi em Odemira, a 54,6 quilómetros da partida, seguida das de Ourique (102,7) e Almodôvar (131,3), numa jornada em que a principal dificuldade foram as temperaturas elevadas.
A etapa teve ainda duas contagens de montanha de quarta categoria, no Pico do Mú (151,2), e na Cruz da Assumada (185,3).
O ciclista venezuelano Leangel Linarez (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua) tinha partido para esta etapa com a camisola amarela depois de ter vencido as duas primeiras etapas em linha.
Este domingo, a quarta etapa liga Estremoz a Castelo Branco em 184,5 quilómetros, com três metas volantes e três subidas de montanha categorizadas, todas de terceira categoria: Monte Paleiros, Serra de São Miguel e Retaxo.