João Pinto distinguido pelo Athletic Bilbao pela carreira de "um só clube" no FC Porto
Antigo defesa direito confessa-se surpreendido e vê na distinção um "sinal" de que o "sacrifício" pelos dragões valeu a pena.
Corpo do artigo
O amor pelo FC Porto foi daqueles "à primeira vista", ficou "para sempre" e agora vai valer a João Pinto uma homenagem dos bascos do Athletic Bilbao. O antigo capitão dos dragões recebe, a 27 de setembro, no estádio San Mamés, o prémio "One Club Man", que distingue jogadores que representaram um único clube ao longo da carreira.
TSF\audio\2023\09\noticias\14\joao_pinto_surpresa_e_obrigado
"Não estava à espera, ainda mais sendo de um país diferente", confessa à TSF o antigo defesa direito, que ainda trabalha no FC Porto depois de ter abandonado o relvado em 1997. "É uma equipa que em Espanha me merece muito respeito, só tenho de agradecer, não só ao Athletic Bilbao, mas também ao seu presidente, pela homenagem que me vão fazer."
1702230652731486442
João Pinto, hoje com 61 anos, ingressou no FC Porto em 1976 para jogar no escalão sub-17 dos dragões e nunca mais conheceu outro clube. Chegou à equipa principal em 1981 e só parou 16 anos depois: pelo caminho conquistou nove ligas portuguesas, oito supertaças Cândido Oliveira, quatro Taças de Portugal, uma Liga dos Campeões, uma Supertaça Europeia e uma Intercontinental.
Vê agora neste prémio um "sinal" de que "valeu a pena todo o sacrifício e todo o espírito ao longo destes anos" a jogar pelos dragões.
TSF\audio\2023\09\noticias\14\joao_pinto_grato_ao_fcporto
"Foi amor à primeira vista, como se costuma dizer, e esse amor ficou para sempre" com João Pinto. Quando receber o prémio dos bascos, juntar-se-á a um clube em que já estão Paulo Maldini, Sepp Maier, Carles Puyol, Ryan Giggs ou Ricardo Enrique Bochini: todos homens de um amor só.