
José Fonte
Dylan Martinez/Reuters
Aos 31 anos, José Fonte continua em ascensão no futebol inglês. A revista Four Four Two distinguiu o internacional português como o melhor central da Premier League. Numa entrevista à TSF, vê Jorge Jesus com capacidade para treinar qualquer clube do mundo. E considera o Benfica um justo campeão.
Corpo do artigo
O capitão do Southampton foi escolhido pela prestigiada revista de futebol Four Four Two como o melhor central da Premier League. Em declarações à TSF, José Fonte revelou a felicidade por mais este prémio mas dividiu os louros com a equipa orientada por Ronald Koeman. "Todos estiveram em grande nível. Fizemos um grande campeonato e houve vários jogadores que se destacaram". Fonte ultrapassou figuras da liga inglesa como Gary Cahill ou John Terry, do campeão Chelsea.
Antes já tinha sido reconhecido pelos adeptos e companheiros de equipa no Southampton, como jogador do ano, no clube. "Significa um orgulho muito grande. A relação que tenho com os adeptos é de carinho e amor mútuo, o que torna o prémio especial. Dá-me ainda mais responsabilidade, para trabalhar com mais força para melhorar".
Aliás, essa é uma premissa na carreira deste jogador formado no Sporting. "Quero chegar o mais alto possível. Sempre tive na minha cabeça que queria chegar a este patamar e não vou parar. Sou uma pessoa competitiva, quero sempre mais".
Aos 31 anos, José Fonte vive "um bom momento". Veterania? Há outros exemplos: "O John Terry fez uma das melhores épocas aos 34 anos. Os defesas centrais melhoram com o passar dos anos".
"Acredito que a Liga inglesa é a melhor do Mundo e gostaria de continuar por aqui. Tenho contrato por mais dois anos. Não faz sentido mudar de ares. No futebol tudo é possível mas o meu pensamento está em continuar", diz o internacional português.
Liga inglesa é a ideal para Jorge Jesus
Para José Fonte, o treinador do Benfica já demonstrou que "tem capacidade para treinar qualquer lugar. Agora, aqui em Inglaterra é muito importante aprender a língua", sugerindo que um tradutor também pode resolver o problema.
"O 'mister' tem qualidade para treinar qualquer clube do mundo. Quem trabalha bem e quem é metódico como ele é, se tiver o investimento por parte do presidente ou dos donos do clube, acho que tem tudo para ter sucesso. Sem dúvida que Jorge Jesus tem qualidade. Tem feito um grande trabalho no Benfica e tem dado muitas alegrias, com títulos. Não sei se ele quer outros desafios ou quer continuar a ganhar em Portugal. Se ele tiver outros desafios a Liga inglesa é a ideal para ele".
Campeão justo... e Luisão quanto mais velho melhor
A conquista do bicampeonato foi um prémio justo para o Benfica "porque os números não mentem", salienta José Fonte. "Foi a equipa mais consistente, a que conseguiu mais pontos e venceu merecidamente. O Porto esteve menos bem na ponta final, teve a oportunidade de ir à Luz, teve tudo nas mãos e não conseguiu. Por isso o Benfica acaba por ser um campeão justíssimo na minha opinião".
Quanto a destaques na equipa encarnada "é obvio que se fala muito do Lima, do Jonas e do Talisca. Mas, como defesa, e vendo Luisão jogar ao nível que joga aos 34 anos é fantástico. Tem uma carreira extraordinária no Benfica e é um grande capitão. Gostei muito das épocas que ele tem feito ultimamente. Quanto mais velho melhor".