Penálti foi arco e flecha para roubar aos ricos e dar aos pobres. Primeira derrota do FC Porto foi em Nottingham
Veja os golos. Num jogo em que os dragões sentiram dificuldades, o Forest abriu e fechou o marcador de penálti
Corpo do artigo
Que nem Robin Hood na floresta de Sherwood, o Nottingham Forest utilizou o penálti como o arco e flecha usados pelo herói das histórias para vencer dois meses depois e logo contra uma equipa que ainda não tinha perdido esta época, ou seja, para roubar aos ricos e dar aos pobres. O FC Porto perdeu esta quinta-feira por 2-0 na 3.ª jornada da fase regular da Liga Europa, naquela que foi a primeira derrota da equipa de Farioli na temporada.
Na primeira parte, Morgan Gibbs-White abriu o marcador de penálti e, da mesma forma, Igor Jesus fechou as contas no segundo tempo, dando uma estreia vitoriosa ao novo treinadro Sean Dyche.
Os ingleses apareceram melhor na partida e, à passagem do quarto de hora de jogo, Hudson-Odoi teve duas ameaças perigosas: uma para defesa de Diogo Costa e outra por cima.
Logo a seguir, Bednarek jogou a bola com a mão dentro da área e o árbitro assinalou grande penalidade. Na execução, Morgan Gibbs-White enganou Diogo Costa e abriu o marcador.
Gibbs-White inaugura o marcador de grande penalidade #sporttvportugal #EUROPAnaSPORTTV #UEFAEuropaLeague #NottinghamForest #FCPorto #betanouel pic.twitter.com/JGdEJ3bD7h
- sport tv (@sporttvportugal) October 23, 2025
Os dragões tentaram crescer no resto da segunda parte, mas só conseguiram aemaçar com um remate de longe de Alan Varela defendido por Mats Sels e com um desvio perigoso de Pablo Rosario dentro da área, mas que saiu ao lado.
Já no segundo tempo, num canto estudado, Francisco Moura cruzou para uma carambola entre Kiwior e um defesa, Samu ainda disputou o lance com Mats Sels e sobrou para o remate certeiro de Bednarek. No entanto, depois de revisão no VAR, o golo foi anulado por fora de jogo do avançado espanhol.
Os dragões estavam em busca do empate, mas sofreu um revés. Aos 75 minutos, Martim Fernandes derrubou Savona e, depois de revisão no VAR, o árbitro assinalou penálti. Igor Jesus, dos 11 metros, fez o 2-0.
O Nottingham Forest aumenta a vantagem outra vez de grande penalidade #sporttvportugal #EUROPAnaSPORTTV #UEFAEuropaLeague #NottinghamForest #FCPorto #betanouel pic.twitter.com/xKO1RHkdO1
- sport tv (@sporttvportugal) October 23, 2025
Até ao final, o FC Porto nunca conseguiu ser assertivo e não foi capaz de criar perigo. Assim, os dragões somaram a primeira derrota na época e fecha a terceira jornada da Liga Europa com seis pontos e no 15.º lugar.
Onze do Nottingham Forest: Sels, Neco Williams, Milenkovic, Murillo, Zinchenko, Douglas Luiz, Elliot Anderson, Morgan Gibbs-White, Callum Hudson-Odio, Ndoye e Igor Jesus.
Onze do FC Porto: Diogo Costa, Alberto Costa, Jan Bednarek, Jakub Kiwior, Francisco Moura, Alan Varela, Victor Froholdt, Pablo Rosario, Pepê, Borja Sainz e Samu.
Suplentes do Nottingham Forest: Victor, Williamns, Morato, Sangaré, kalimuendo, Domínguez, Yates, McAtee, Boly, Savona, Abbott e Blake.
Suplentes do FC Porto: Cláudio Ramos, João Costa, Stephen Eustáquio, William Gomes, Gabri Veiga, Zaidu, Dominik Prpic, Deniz Gül, Ángel Alarcon, Martim Fernandes, Gabriel Brás e Rodrigo Mora.

