Sebastien Loeb (Citroen DS3) garantiu, este domingo, o nono título mundial consecutivo de ralis, ao vencer em França a 11.ª e antepenúltima prova do calendário.
Corpo do artigo
Loeb, que na próxima época não vai estar a tempo inteiro no Mundial, impôs-se à concorrência, relegando Jari-Matti Latvala (Ford) para a segunda posição, e Mikko Hirvonen para o terceiro lugar da geral.
Hirvonen, companheiro de equipa de Loeb na Citroen, era o único que à partida para o rali francês poderia impedir o nono título do francês.
Loeb terminou a prova na liderança e conquistou os pontos necessários para "anular" o finlandês, quando ainda faltam disputar os ralis de Itália e Espanha.
«O último dia foi muito complicado, de manhã fiz 'aquaplaning', mas depois as coisas foram melhorando», afirmou Loeb, que juntamente com Hirvonen assegurou a conquista do título de construtores para a Citroen.
O piloto francês, que à chegada foi saudado por centenas de pessoas, admitiu ter 'dificuldade' em contabilizar o número de títulos já conseguidos.
Na semana passada, Loeb anunciou a intenção de disputar apenas quatro ou cinco ralis na próxima época, e a possibilidade de competir no Mundial de Turismo em 2014.
Esta temporada, Loeb venceu quatro dos 11 ralis disputados e registou apenas um abandono, precisamente no rali de Portugal, disputado no início de abril.