Sebastien Loeb, em Citroen DS3, venceu o Rali da Finlândia, oitava etapa do Mundial de Ralis, e reforçou o comando do campeonato, quando faltam seis provas para o final.
Corpo do artigo
Ao volante de um Citroen DS3, o octocampeão mundial de ralis bateu por 6,1 segundos o finlandês Mikko Hirvonen e reforçou a liderança do campeonato, com 48 pontos de vantagem sobre o colega na equipa francesa.
Loeb impôs-se pela terceira vez na Finlândia, na oitava das 13 provas do Mundial de 2012, reeditando os sucessos de 2008 e 2011, e conquistou a 73.ª vitória da carreira, caminhando a passos largos para a conquista do nono título consecutivo.
Mais preocupado em manter-se destacado no topo do campeonato e mesmo sem forçar especialmente o ritmo, o piloto francês liderou o rali disputado na região de Jyvaskyla praticamente desde o início, beneficiando também de alguns erros dos principais adversários.
O finlandês Jari-Matti Latvala (Ford Fiesta RS) não evitou pequenos deslizes e deixou caminho aberto para a quinta "dobradinha" do ano para a Citroen, acabando no terceiro lugar, a 35 segundos de Loeb, vencedor de seis dos oito ralis já realizados este ano.
«Não vim aqui para ganhar. Vim para ganhar pontos porque é sempre muito difícil bater os pilotos finlandeses. Foi uma grande luta com o Mikko [Hirvonen] e uma grande 'dobradinha' para a Citroen», observou Loeb.
Armindo Araújo preparava-se para enfrentar o mais difícil desafio da temporada, devido à habitual supremacia dos pilotos locais e à impossibilidade de testar para uma prova em que isso é fundamental, e teve mesmo de contentar-se com um lugar fora do "top10", o crónico objetivo para este ano.
O piloto português, bicampeão mundial de Produção, terminou na 15.ª posição, a 12.43,7 minutos de Loeb, com vários pilotos finlandeses que apenas participam nesta prova do Mundial entre si e o francês, tal como antecipara antes do início do rali.
«Dadas as condições que tivemos estamos satisfeitos com o trabalho que realizamos durante as especiais e o resultado final é o melhor que conseguimos», resignou-se o piloto de Santo Tirso, citado pela sua assessoria de comunicação.
O Rali da Alemanha, nona prova do Campeonato do Mundo, realiza-se entre 24 e 26 de agosto.