Entrevistado pelo jornal AS, Julen Lopetegui, ex-treinador do FC Porto, admitiu que não reconhece a postura de Pinto da Costa, mas diz que se trata de uma estratégia.
Corpo do artigo
O técnico garantiu que sempre teve uma boa relação com o presidente do clube e que, inclusive, a despedida foi feita com "lágrimas e abraços sinceros".
"Eu conheci uma pessoa que, neste momento, não reconheço. Pinto da Costa despediu-se de mim entre lágrimas e abraços muito sinceros. Tenho muito carinho pelo clube e pelo presidente, embora não acreditem. Não há nada de mal a dizer acerca dele", disse Lopetegui.
O treinador basco disse que, no entanto, não entende algumas declarações do dirigente nos últimos tempos, negando que tenha sido ele, como admitiu Pinto da Costa, a deixar de atender os telefonemas do presidente portista.
"Eu falava com ele todos os dias e tinha uma relação magnífica. Íamos jantar com as mulheres, constantemente. Sinceramente, creio que obedece a uma estratégia e tem pouco a ver com a realidade. As três últimas chamadas foram minhas, para pedir que me deixasse despedir dos jogadores, e nem sequer me atendeu o telefone. Creio que tinha ganho esse direito", garantiu.
Em relação a essas e outras declarações do dirigente, Lopetegui tem uma teoria, dizendo que foi estratégia.
"A Pinto da Costa apenas tenho a dizer que siga o caminho dele e me deixe fazer o meu, porque eu já vim embora há algum tempo. Não sei muito bem a que se devem todos estes comentários. Estou muito agradecido ao clube, aos seus adeptos e à cidade pela experiência que vivi ali. Fizemos o trabalho da melhor maneira possível. Chegámos com a equipa a 13 pontos do líder, saímos em plena discussão do título e agora estão à distância que havia à nossa chegada. Esses são os factos", disse ainda.
Relativamente a Pinto da Costa se ter mostrado arrependido de lhe ter entregue os comandos da equipa principal, Julen Lopetegui não se mostrou satisfeito.
"Não creio que esteja a ser correto, sinceramente. A atual situação da equipa não tem que ver com a que deixámos, empatados no topo e na luta com o Benfica. Na altura estávamos a disputar quatro competições e agora a equipa está a 12 pontos do primeiro lugar na I Liga", voltou a lembrar.
Julen Lopetegui lembrou ainda a contestação de que foi alvo por parte dos adeptos, numa altura em que ainda estavam na luta por todos os objetivos.
"É verdade que o ambiente era difícil. A contestação de alguns adeptos foi exagerada depois de perdermos o único jogo da temporada. Estivemos dentro do estádio quatro a cinco horas antes de podermos sair", recordou ainda o treinador.
O técnico reforçou finalmente que, em termos desportivos, "foi feito um bom trabalho" e reconheceu que "talvez não tenha sabido ganhar o carinho e o respeito das pessoas".
"Também terei a minha parte de responsabilidade por não ter caído melhor em graça ou por não ter sorrido mais. Mas, mantenho que, desportivamente, fizemos um bom trabalho", concluiu.