Malheiro na Luz? Tiraram a camisola e "era o único que estava branco porque passou verão a trabalhar"
Jogador de 22 anos chegou ao Boavista ainda enquanto juvenil e surpreendeu quem o acompanhava pelo profissionalismo que já demonstrava. Mantém-no hoje, e a ausência de um bronzeado de verão é prova disso para Luís Merêncio, conta à TSF.
Corpo do artigo
Com o Benfica a tentar garantir a chegada do lateral direito Pedro Malheiro ao estádio da Luz, escreve o jornal OJogo, já no próximo mercado de transferências de janeiro, o treinador Luis Merêncio, que o foi buscar ao Vilaverdense ainda no escalão de juvenil, garante que o atleta está pronto para jogar seja onde for.
A mudança leva o jogador para outro "patamar", mas o técnico diz ter "quase a certeza" de que Malheiro "vai conseguir dar esse passo" e aponta até um pormenor que revela o trabalho do jogador, mas também a falta de sol.
"Houve um jogo nesta época em que todos a festejar acabam por tirar a camisola e ele era o único que estava branco. É um pormenor, mas isto às vezes... Era o único que estava branco porque passou o verão todo a trabalhar no ginásio a fazer treinos individualizados, não quis saber de praia, de passeios nem de noites", assinala em declarações à TSF.
TSF\audio\2023\11\noticias\14\luis_merencio_1_malheiro_o_branco
Para Merêncio, este é um sinal de que quis "preparar-se da melhor maneira para a pré-época e não é fácil encontrar assim jogadores".
A chegada ao Boavista, então como extremo, aconteceu depois de ter ido fazer testes ao FC Porto. Nessa altura, os axadrezados andavam "à procura de um jogador para essa posição" e, ao saberem dos testes nos dragões, aproveitaram a ocasião.
"Pelas indicações que tínhamos e pelos treinos que fizemos, achámos que era o jogador do certo. Não nos enganámos, está à vista a qualidade dele", aponta agora o responsável, que elogia Pedro Malheiro pelo foco demonstrado "logo de muito novo".
O jovem "tinha o objetivo de ser jogador de futebol" e mostrou-se "muito profissional" logo desde os 15 anos, idade que tinha quando ingressou no Boavista. Aí, "já levava os treinos a sério, fazia treinos extra" e até, conta, "faltava-me à escola - eu também era tutor - para ficar "em casa" a trabalhar no ginásio, na academia".
TSF\audio\2023\11\noticias\14\luis_merencio_3_faltar_as_aulas
Sabendo "bem o queria e o que era preciso para o conseguir", Malheiro foi trabalhando e é agora jogador profissional "se calhar não tanto pela qualidade, mas mais pelo foco e vontade". A próxima paragem pode ser a Luz.
Agora com 22 anos, Malheiro está a cumprir a terceira época ao serviço da equipa principal axadrezada e já fez seis jogos, marcou dois golos e assinou uma assistência.
Se seguir para a Luz, terá Alexander Bah como concorrente na posição de lateral direito, um papel que tem sido desempenhado também por João Neves depois de João Victor ter deixado de contar para Roger Schmidt.