Marcelo, Costa e Santos Silva felicitam Diogo Ribeiro pelo "feito histórico" na natação
O nadador do Benfica, recordista mundial júnior da distância, nadou a final em 22,80 segundos, novo recorde nacional.
Corpo do artigo
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, felicitou esta segunda-feira o nadador Diogo Ribeiro pela conquista da medalha de prata nos 50 metros mariposa nos Mundiais de natação de Fukuoka, no Japão, "um feito histórico".
"O Presidente da República felicita o nadador Diogo Ribeiro pelo feito histórico na natação portuguesa, ao ter conquistado a primeira medalha para Portugal em finais do campeonato do mundo de natação", pode ler-se no sítio oficial da presidência na Internet.
O primeiro-ministro, António Costa, também vê a conquista de Diogo Ribeiro como histórica para a natação nacional.
"Felicito Diogo Ribeiro pela conquista da medalha de prata nos 50 metros mariposa nos Mundiais de natação. É um resultado histórico para a natação nacional. Muitos parabéns ao nosso vice-campeão!", escreveu António Costa no Twitter.
1683501207073980417
Quem também se mostrou orgulhoso foi o presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva.
"Saúdo o novo vice-campeão mundial de 50 metros mariposa, Diogo Ribeiro. É um salto qualitativo na natação portuguesa, que abre horizontes e nos enche de orgulho", pode ler-se no Twitter de Santos Silva.
1683463376792346625
O nadador do Benfica, recordista mundial júnior da distância, nadou a final em 22,80 segundos, novo recorde nacional, terminando apenas atrás do italiano Thomas Ceccon (22,68) e imediatamente à frente do francês Maxime Grousset (22,82), terceiro.
Diogo Ribeiro, que se estreia em Mundiais sénior, deu a primeira medalha de sempre a Portugal, melhorando o quinto lugar de Alexandre Yokochi nos 200 metros bruços em Madrid1986, sendo que Ana Barros, oitava nos 50 costas em Perth1991, tinha sido a outra finalista lusa em Mundiais.