Chefe de Estado destacou que uma equipa "sobretudo de amadores" como é a portuguesa entrou "de igual para igual" em campo contra "uma das cinco melhores" seleções profissionais do mundo.
Corpo do artigo
O Presidente da República mostrou-se este domingo "orgulhoso" da prestação da seleção portuguesa masculina de râguebi no Mundial, depois da derrota com a Austrália (34-14), um resultado "histórico" contra uma equipa de topo a nível mundial.
"Achei um jogo, à sua maneira, histórico. [Portugal] é uma equipa sobretudo de amadores, com alguns profissionais luso-franceses. Jogaram contra uma das cinco melhores profissionais do mundo. Entrou em campo de igual para igual, a lutar pelo resultado e chegou a estar a ganhar", analisou Marcelo Rebelo de Sousa, em declarações aos jornalistas em Saint-Étienne.
O Presidente assistiu ao encontro no estádio e mostrou-se "muito orgulhoso" pela prestação dos lobos, congratulando a federação da modalidade, o secretário de Estado da Juventude e do Desporto, bem como toda a equipa e treinador.
Este desporto, lembrou, era de um setor social "muito limitado", mas "alargou-se e tornou-se mais popular", com equipas "portuguesas já com força", estando "a internacionalizar-se" e tendo uma base de jogadores "com muito futuro".
Destacando a diferença de recursos de Portugal para outros países, estes resultados são para Rebelo de Sousa dignos de nota, esperando ver a modalidade evoluir ainda mais no país.
Depois da derrota com o País de Gales e o histórico empate com a Geórgia, Portugal perdeu hoje com a Austrália, no terceiro jogo do grupo C.