Portugal conseguiu a primeira vitória de sempre num Campeonato do Mundo de râguebi.
Corpo do artigo
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, felicitou este domingo a seleção nacional de râguebi por ter conquistado, pela primeira vez na sua história, uma vitória na fase final do Mundial.
"Foi um passo muito importante para a afirmação do râguebi português abrindo perspetivas para futuros êxitos. (...) Aos "Lobos", ao seu treinador e equipa técnica, e à Federação Portuguesa de Rugby, o Presidente da República agradece, em nome de Portugal e dos portugueses, pela forma como honraram o nosso País, deixando uma palavra de enorme apreço à nossa Comunidade em França e a todos os que apoiaram, desde a primeira hora, a nossa seleção. Amanhã farão ainda melhor!", pode ler-se na nota publicada no site da Presidência da República.
Portugal conseguiu a primeira vitória de sempre num Campeonato do Mundo de râguebi, batendo as Fiji por 24-23, que ainda assim se apuraram, tal como a Argentina.
No último jogo do Grupo C do Mundial2023 de râguebi, Portugal conseguiu fazer história e triunfou sobre as Fiji, num jogo sempre equilibrado e que ficou decidido nos minutos finais, com um ensaio de Rodrigo Marta transformado por Samuel Marques.
Apesar da derrota, as Fiji conseguem segurar o segundo lugar do grupo e seguem para os quartos de final, tal como o líder País de Gales, deixando a Austrália de fora, enquanto Portugal subiu ao quarto lugar do grupo, por troca com a Geórgia.