
Adeptos da Selecção Nacional
Milhares de emigrantes portugueses receberam a selecção nacional, na Suíça. A equipa portuguesa viajou de Genebra para Neuchatel com enchentes de pessoas na auto-estrada muito semelhantes às do Euro2004 em Portugal.
Corpo do artigo
Depois de cerca de duas horas de viagem, a bordo do avião da TAP Josefa de Óbidos, a selecção portuguesa aterrou em Genebra às 20:20 locais (19:20 em Lisboa) e à sua espera tinha milhares de emigrantes.
À saída do aeroporto, o autocarro da selecção, no qual se podia ler "movido a vontade de vencer", os adeptos não pararam de gritar "Portugal, Portugal, Portugal" e muitos tentaram tocar na viatura e tirar fotografias.
Em contraste com a chegada discreta e rápida da Turquia a Genebra, o autocarro da comitiva portuguesa diminuiu a marcha, de modo a poder satisfazer os muitos adeptos que há longas horas esperavam pela equipa.
Alguns quilómetros à frente do aeroporto o autocarro de Portugal irá ter a escolta especial de mais de 1.000 'motards', que acompanharão a equipa nos 130 quilómetros de percurso que separam Genebra de Neuchâtel.
No Hotel Beau-Rivage, em Neuchâtel, encontram-se já concentrados cerca de 5.000 adeptos, que aguardam a oportunidade de festejar a chegada da selecção das "quinas", a seis dias do início do Euro2008.
Emigrantes contra medidas de segurança restritivas
Os adeptos receberam bem a selecção mas estão descontentes com as medidas de segurança impostas junto ao hotel.
Um dos emigrantes, José Costa, pediu na TSF para que as autoridades deixem ver os jogadores e assim o público possa sentir o «arrepio na pele».
«Faço aqui um apelo para que não vedem completamente o acesso, pelo menos visual, à selecção que dá sempre prazer aos emigrantes», apelou o adepto.
Portugal integra o grupo A do Euro2008 de futebol e estreia-se no sábado (07 Junho) frente à Turquia, num grupo que conta ainda com a anfitriã Suíça, co-organizadora da prova com a Áustria, e com a República Checa.