Naturais do concelho do Barroso mobilizaram-se para estar ao lado da equipa que esta noite enfrenta o FC do Porto para a Taça de Portugal.
Corpo do artigo
Cerca de 2000 adeptos do Montalegre deverão marcar presença, esta sexta-feira à noite, no Estádio do Dragão, para apoiar a equipa frente ao FC do Porto, em jogo da quarta eliminatória da Taça de Portugal. Durante o dia vão sair 10 autocarros cheios da vila barrosã, mas também haverá muitos a deslocar-se em viatura própria.
Manuel Pedreira tem uma padaria e café em Montalegre, na zona do castelo. Apesar de ser adepto "de alma e coração" do FC do Porto e dos vários convites recebidos nunca foi ao Dragão. Na estreia leva toda a família. "Desta vez é que é. Primeiro sou montalegrense e só depois é que sou do FC do Porto."
TSF\audio\2023\11\noticias\24\24_nov_eduardo_pinto_adeptos_do_montalegre
Manuel espera que o Montalegre possa dar "uma réplica condizente com o valor da equipa", apesar de haver "uma diferença abismal" entre as duas formações. António Justo, sportinguista, concorda com Manuel. Admite que "há sempre alguma esperança", mas "não vai ser fácil". A contrário do dono da padaria, já esteve no Estádio do Dragão várias vezes.
Se os da terra fria do Barroso ganharem, Armando Medeiros vai ter de fazer horas extraordinárias no seu café "Polo Norte", na vila montalegrense. "Lá terei de vir abrir o café à meia-noite para virmos fazer a festa", sorri, admitindo que "vai ser muito difícil" ultrapassar a equipa de Sérgio Conceição.
É no "Polo Norte" que o dentista ucraniano Alexander Buini, que viveu dois anos e meio no Porto, o mesmo tempo que leva em Montalegre, confessa que vai ao Dragão apoiar os barrosões, mas com pouca esperança numa vitória. Acredita que a equipa da terra que o acolhe "vai dar luta", mas "se ficar 2-0 ou 3-0 [para o Porto] já será bom".
Stefany Lepori é a mulher do jogador Douglão, trabalha no café "Polo Norte" e é lá que os adeptos lhe transmitem conselhos para o marido, nomeadamente "a concentração e o foco" na tática definida pelo treinador Tony Silva.
O presidente do Montalegre, Paulo Viage, conta com "pelo menos 10 autocarros", durante o dia, a caminho do Porto, bem como "muita gente que vai viajar em carro próprio". "Acho que vamos ter mais pessoas no Dragão do que as que vivem na vila de Montalegre", prevê, estimando uns 2000 adeptos a apoiar a equipa.
A partida entre o FC do Porto, da I Liga, vencedor da Taça de Portugal por 19 vezes, a última das quais na época 2022/2023, e o Centro Desportivo e Cultural de Montalegre, realiza-se esta sexta-feira, às 20h45, no Estádio do Dragão, na cidade do Porto.