
Créditos: Federação Portuguesa de Altetismo
Tinha 74 anos. O atleta foi recordista mundial dos 10 mil metros e era um dos maiores nomes da história do atletismo português. À TSF, o presidente da Federação Portuguesa de Atletismo, Domingos Castro, confessa que recebeu a notícia como "uma bomba" e lamenta a morte "do melhor dos melhores"
Morreu esta terça-feira o atleta olímpico Fernando Mamede, aos 74 anos. A informação foi avançada pelo Sporting Clube de Portugal, que manifesta "profundo pesar".
"Um dos maiores nomes da história do desporto português e do emblema de Alvalade, especializou-se nas provas de fundo. Aém das inúmeras medalhas, entre elas a de bronze nos Campeonatos do Mundo de corta-mato em 1981, foi recordista europeu e mundial", destacam os leões.
Fernando Mamede participou igualmente em três edições dos Jogos Olímpicos (1972, 1976 e 1984), sendo "sendo até hoje lembrado como uma lenda da modalidade".
Natural de Beja, o atleta, que nasceu a 11 de novembro de 1951, foi recordista mundial dos 10 mil metros durante mais de uma década e era um dos maiores nomes da história do atletismo português.
De acordo com a comunicação social portuguesa, que cita fontes da Federação Portuguesa de Atletismo, Fernando Mamade terá falecido devido a complicações cardíacas.
Morreu "o melhor dos melhores"
A Federação Portuguesa de Atletismo (FPA) salientou o "legado" deixado por Fernando Mamede, destacando a carreira de "excelência" e a "dedicação" de uma "figura ímpar" que morreu aos 74 anos.
"É com profundo pesar que informamos e lamentamos o falecimento de Fernando Mamede, uma figura ímpar cuja carreira foi marcada pela excelência e dedicação, que o levaram a bater um recorde mundial dos 10.000m, três europeus e duas dezenas de recordes nacionais. O seu percurso notável constitui um legado que permanecerá como referência e inspiração", transmitiu o organismo liderado por Domingos Castro.
Por seu lado, o Comité Olímpico de Portugal (COP) enalteceu, através das redes sociais, "um dos maiores nomes do atletismo nacional, que esteve presente em três edições dos Jogos Olímpicos", enquanto a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) lamentou a morte de "um atleta de eleição".
"A morte de Fernando Mamede representa uma enorme perda para todo o Desporto português. Atleta de eleição, foi uma das maiores figuras de sempre do atletismo mundial e uma referência para todos os adeptos da modalidade", lê-se numa mensagem do presidente da FPF, Pedro Proença, divulgada no site oficial da entidade.
