"Justa homenagem." Faro atribui nome de Artur Lara Ramos à pista de atletismo da cidade

Foto: Federação Portuguesa de Atletismo (arquivo)
Artur Lara Ramos morreu aos 78 anos, na passada sexta-feira
A Câmara Municipal de Faro decidiu, por unanimidade, atribuir o nome de Artur Lara Ramos à pista de atletismo da cidade algarvia. Em declarações à TSF, o presidente da Federação Portuguesa de Atletismo fala numa "justa homenagem" ao antigo selecionador nacional de atletismo e mentor do Cross Internacional das Amendoeiras em Flor, que morreu, na passada sexta-feira, aos 78 anos.
Ouvido pela TSF, Domingos Castro lamenta a morte de Artur Lara Ramos, reconhecendo que "foi um choque".
"Não queria acreditar. Quanto a essa decisão [da Câmara Municipal de Faro de dar o nome do professor à pista de atletismo da cidade], é de louvar o professor Lara Ramos, porque realmente foi uma pessoa que muito deu à modalidade. É uma atitude mais do que justa, porque ele foi um homem que fez muito pelo atletismo, já nem digo pelo Algarve, mas sobretudo pelo atletismo nacional. Por isso, parabéns a quem teve essa feliz ideia", afirma.
Sobre uma eventual homenagem da Federação Portuguesa de Atletismo a Artur Lara Ramos, o presidente do organismo reconhece que isso está a ser pensado. "Terá de ser muito bem pensado aquilo que vamos fazer. Não foi nada que não fosse já pensado. [...] O nosso presidente da Assembleia-Geral vai estar presente e nós, direção, vamos ver o que será mais adequado", diz Domingos Castro.
Também Ezequiel Canário recorda Artur Lara Ramos como alguém que "vivia para o atletismo". O antigo atleta, nono classificado nos cinco mil metros nos Jogos Olímpicos de Los Angeles, em 1984, foi treinado pelo professor desde tenra idade.
"Teve uma boa escola, era muito chegado ao professor Moniz Pereira. [...] Fez muita coisa e ainda continuava a fazer, embora já se quisesse afastar. Há uns anos ele afastou-se ligeiramente, mas não completamente, tanto é que ele agora estava outra vez a treinar atletas. Era aquela alegria contagiante cada vez que nos encontrávamos e recordávamos o antigamente", conta.
Ezequiel Canário lembra que começou a trabalhar com Lara Ramos muito cedo e recorda um episódio quando passou a ser atleta do Sporting:
"Nós tivémos uma ligação desde os meus 16 anos. Só houve uma interrupção, quando eu fui para o Benfica, em 80/81, em que fui treinado por António Campos. De resto, quando fui para o Sporting, uma das condições que exigi foi que continuasse a treinar com o [Artur] Lara [Ramos]. E fui o primeiro atleta a ser treinado por um treinador de fora [do Sporting]."
Sobre a homenagem da Câmara Municipal de Faro, Ezequiel Canário considera-a mais do que justa e espera que seja um sinal para que a Câmara "ligue mais ao desporto".
"Independentemente do partido que esteja no poder, sempre achei que a Câmara de Faro, a nível desportivo, não estava no rumo certo. [...] O legado que o [Artur] Lara [Ramos] deixou, porque as pessoas que também estão na Câmara também o conheceram, deve fazer pensar", acrescenta.
Artur Lara Ramos era natural do Porto, mas foi no Algarve que desenvolveu grande parte do trabalho. O professor teve mesmo um papel decisivo na criação da primeira pista de atletismo fora de Lisboa e do Porto, nas Açoteias, em Albufeira, e, mais tarde, na concretização da pista de atletismo de Faro, inaugurada em 2008.
