O internacional português João Moutinho parte em igualdade com todos os companheiros na luta por um lugar no meio-campo e afastou, esta quarta-feira, qualquer comparação com Maniche, futebolista deixado fora dos eleitos para o Europeu por Luiz Felipe Scolari.
Corpo do artigo
Apesar de ter sido testado terça-feira no «onze» titular, no treino em Tondela, João Moutinho revelou grande humildade e explicou apenas querer ajudar a selecção a conseguir os seus objectivos.
«Maniche é um excelente jogador, mas não esteve nas opções do seleccionador. Mas nenhum de nós está aqui para cobrir jogadores que já cá não estão. Eu quero ajudar a selecção», disse.
Sobre o treino de terça-feira em Tondela, no qual apareceu ao lado de Deco e Petit no meio-campo, Moutinho explicou que aquela tinha sido apenas uma opção do seleccionador, mas lembrou faltaram ainda «muitos dias» para o início do Europeu.
«Se Scolari entender que vou ser primeira opção, irei contribuir. Esse é o meu grande objectivo. Só penso em ajudar este grupo de trabalho que é formidável», disse o jogador do Sporting.
Reconhecendo enorme qualidade a Deco - «jogar com ele facilita o meu futebol e o de todos» - João Moutinho disse ainda não estranhar o modelo utilizado por Scolari, «diferente do escalonado no Sporting» e admitiu que a equipa sente já alguma ansiedade pelo início do Europeu.
O internacional português (12 utilizações) disse, por fim, que os jogadores ainda não analisaram de «forma profunda» os adversários da primeira fase e recordou o título europeu de sub-17, conquistado em Viseu, em 2003, numa equipa da qual também fazia parte Miguel Veloso.