Ainda não foi desta: Portugal perde na Irlanda e volta a adiar apuramento para Mundial

José Sena Goulão/Lusa
Num encontro em que Cristiano Ronaldo foi expulso pela primeira vez com as cores lusas, o avançado Troy Parrott bisou
Corpo do artigo
A seleção portuguesa de futebol desperdiçou esta quinta-feira a oportunidade de garantir já o apuramento para o Mundial 2026, ao averbar a primeira derrota no Grupo F da qualificação europeia, na visita à Irlanda, por 2-0, na quinta e penúltima jornada.
Foram primeiros 20 minutos de jogo intensos e com alguns erros de Portugal, que valeram a vantagem aos irlandeses. Aos 17 minutos, Troy Parrot fez o 1-0 de cabeça, na sequência de um canto.
Troy Parrot dá vantagem aos irlandeses #sporttvportugal #QUALIFIERSnaSPORTTV #QualificaçãoMundial #Irlanda #Portugal pic.twitter.com/U7vJBtsnWW
- sport tv (@sporttvportugal) November 13, 2025
A seleção portuguesa ainda insistiu, com vários remates de Ronaldo, Vitinha e João Neves, mas foi para a intervalo a perder por 2-0. Já em cima dos 45 minutos, Troy Parrot bisou no Aviva Stadium.
Parrot bisa em cima do intervalo #sporttvportugal #QUALIFIERSnaSPORTTV #QualificaçãoMundial #Irlanda #Portugal pic.twitter.com/bbZ2X7JbXs
- sport tv (@sporttvportugal) November 13, 2025
Martínez fez duas mudanças para a segunda parte: saíram Gonçalo Inácio e Nélson Semedo para entrarem Renato Veiga e João Cancelo.
Portugal entrou a tentar responder aos dois golos sofridos e reverter a história, já que nunca ganhou na Irlanda, mas complicou ainda mais a situação: Ronaldo foi expulso por agressão, aos 61 minutos. A primeira vez na carreira pela seleção nacional.
O capitão da seleção nacional viu a expulsão pelo sueco Glenn Nyberg aos 61 minutos, depois de o árbitro ter sido avisado pelo videoárbitro sobre uma possível agressão do jogador luso ao defesa irlandês Dara O'Shea.
Depois de recorrer às imagens - em que se vê o avançado a dar uma cotovelada no adversário -, o nórdico anulou o amarelo que tinha exibido a Ronaldo inicialmente e exibiu-lhe o vermelho direto.
Mbappé não perdoou frente a Trubin ♂️
- sport tv (@sporttvportugal) November 13, 2025
#sporttvportugal #QUALIFIERSnaSPORTTV #QualificaçãoMundial #França #Ucrânia pic.twitter.com/ShKeYNWioT
Com este resultado, fica tudo em aberto no grupo que Portugal lidera, com 10 pontos, seguido da Hungria, segunda, com oito, Irlanda, terceira, com sete, e Arménia, última, com três.
No domingo, na derradeira ronda, a seleção lusa recebe a Arménia, no Estádio do Dragão, no Porto, em que não poderá contar com Ronaldo, sendo que, em caso de triunfo, assegura o primeiro lugar e o apuramento direto. Um empate ou até uma derrota também poderão ser suficientes, se húngaros e irlandeses empatarem no mesmo dia.
O Mundial2026 realiza-se nos Estados Unidos, México e Canadá, entre 11 de junho e 19 de julho, e será disputado por 48 equipas.
Onze de Portugal: Diogo Costa; João Cancelo, Gonçalo Inácio, Rúben Dias e Diogo Dalot; João Neves, Vitinha e Rúben Neves; Bernardo Silva, João Félix e Cristiano Ronaldo.
Onze da Irlanda: Kelleher; Seamus Coleman, Jake O"Brien, Dara O"Shea, Nathan Collins e Liam Scales; Finn Azaz, Jack Taylor e Josh Cullen; Chiedozie Ogbene e Troy Parrott.
Suplentes de Portugal: Rui Silva, João Carvalho, Nélson Semedo, António Silva, João Palhinha, Carlos Forbs, Gonçalo Ramos, Renato Veiga, Francisco Trincão, Rafael Leão, Matheus Nunes e Francisco Conceição.
Suplentes da Irlanda: Bazunu, Travers, Kenny, Idah, Dunne, O"Toole, Moran, Egan, Coventry, McGrath, Johnston e Ebosele.


