Martínez sai em defesa de Cristiano Ronaldo: "Não foi uma ação violenta. Foi reação a uma provocação"

Antonio Cotrim/EPA
O selecionador nacional considera que "seria muito injusto" se o castigo aplicado pela FIFA ao capitão for "longo"
Corpo do artigo
O selecionador da equipa das quinas saiu este sábado em defesa de Cristiano Ronaldo, após este ter sido expulso na quinta-feira no jogo com a Irlanda. Roberto Martínez entende que o capitão apenas teve uma "reação a uma provocação".
O capitão da seleção portuguesa viu vermelho direto no encontro em Dublin aos 61 minutos, quando Portugal perdia por 2-0, na sequência de um lance em que deu uma cotovelada a um adversário, com o videoárbitro a indicar vermelho direto. Está agora impedido de jogar no duelo contra a Arménia.
Numa conferência de imprensa de antevisão ao próximo jogo, quando questionado sobre a decisão que espera da FIFA em relação à punição de Cristiano Ronaldo, o selecionador sublinha que as provocações começaram ainda antes do duelo com Dublin.
"Eu vi que a reação do Cristiano foi uma reação a uma provocação. Foi uma provocação que começou ao princípio do jogo, em todos os lances que o Cristiano estava dentro da área, começou no dia antes, na conferência de imprensa. E foi uma reação de tentar continuar a jogar", justifica.
Roberto Martínez acredita ainda que esta não foi uma "ação violenta" e, por isso, considera que seria "muito injusto" se a sanção aplicada ao capitão o impedisse de estar presente em mais do que um jogo.
"É uma reação a uma provocação. Precisamos de tentar mostrar o caso e preparar bem. Seria muito injusto ser uma sanção longa", reforça.
Ao seu 226.º encontro pela seleção portuguesa e ao fim de 22 anos a atuar pelos AA lusos, o avançado do Al Nassr, de 40 anos, viu pela primeira vez um cartão vermelho na equipa das quinas.
Por outro lado, é a 13.ª ocasião em que Ronaldo é expulso em toda a carreira, tendo, até à data, acumulado 12 por alguns clubes que representou: seis pelo Real Madrid, cinco pelo Manchester United e uma pela Juventus.
