No regresso a Alvalade, Mourinho recorda o dia em que lhe mandaram «agarrar na trouxa»
Vem a propósito da lembrança de José Mourinho de um «personagem» leonino de quem, apesar disso, o "special one" guarda boas memórias. A visita do Chelsea a Alvalade e a partida do Porto em Liev, jogos da Liga dos Campeões desta terça feira, são os assuntos dominantes nas páginas do dia.
Corpo do artigo
A partida de Alvalade, com o Sporting a receber a equipa de José Mourinho, está em destaque na capa de dois desportivos. O Record diz que «há gala europeia de volta ao estádio do Sporting», mas que o emblema de Lisboa «precisa ser enorme». A Bola escreve a letras grandes «Desigual», mas também diz que os "leões", embora com menos armas, «tem muita atitude».
Não anda longe disso a leitura de Marco Silva. O treinador dos "leões" promete superação, embora não tenha dúvidas que o adversário está no lote de favoritos para chegar à final da "champions": «Vai ser um jogo de dificuldade elevadíssima, contra um grande adversário. Nós sabemos que com superação, com a nossa atitude e com a qualidade que temos de pôr no jogo, podemos e queremos discutir os pontos em disputa».
José Mourinho saudou o regresso do Sporting à Liga dos Campeões. Não escondeu que o Chelsea vem para ganhar, mas suspeita que essa seria também a disposição de outros: «Uma coisa é querer, outra coisa é conseguir. Eu acho que o Benfica e o Porto também queriam ganhar ao Sporting e não conseguiram».
No regresso a Alvalade e ao clube onde deu os primeiros passos integrado numa equipa técnica, a de Bobby Robson, Mourinho recordou um "personagem", o homem que nesse tempo mandava no Sporting: «Para um miúdo que estava a começar no futebol encontrar um personagem como o presidente Cintra... diverti-me imenso! Com exceção para o dia em que ele nos disse para agarrarmos na trouxa e irmos embora. Mas também guardo as melhores recordações».
A propósito deste embate em Alvalade, O Jogo chama à capa da edição sul as memórias de Xandão, antigo central do Sporting, e que em 2012 marcou de calcanhar um golo que deu aos leões a vitória em casa sobre o poderoso Manchester City. Para logo à noite ele avisa que «não adianta ir com tudo para cima do Chelsea, será um jogo de estratégia».
É diferente a capa de O Jogo a norte. Há fotografia grande de Julen Lopetegui, ensaiando um remate, e uma citação «árbitros nunca me preocupam».
Mas há outras referências a palavras ditas na conferência de imprensa de ontem já em Donetz, onde hoje o FC Porto defronta o Shakhtar Donetsk. O técnico portista afirmou, por exemplo, que «Oliver traz-nos mais soluções».
O Jogo salienta também que Lopetegui não respondeu às farpas de Bruno de Carvalho e Jorge Jesus, a propósito das queixas do Porto à arbitragem de sexta-feira em Alvalade. Sobre o jogo com os ucranianos, o treinador "azul e branco" diz esperar um adversário muito difícil e de grande nível.
O Porto vem de três empates seguidos no campeonato, mas Lopetegui diz que a equipa não se condiciona por isso, não há desespero por uma vitória, são contas de livros diferentes: «Encaramos sempre as competições jogo a jogo. Não fazemos contas se nos convém uma coisa ou outra. Pensamos no que temos de fazer para competir bem, para atacar e defender, e superar um adversário que vai ser muito difícil e de grande nível. Concentramo-nos nisso, nada mais».
Do lado do Shakhtar, o treinador Mircea Lucescu admitiu que a sua equipa vai entrar em campo com «um sentimento de vingança». Os ucranianos ainda tem na boca o amargo de uma derrota em 2011 no Dragão, não esqueceram o golo que lhes foi anulado nessa partida.
À margem dos jogos do dia, os três desportivos também falam do Benfica, ou melhor de Júlio César. O Record diz que o guarda-redes já se treinou sem problemas e segue para Leverkusen, onde os "encarnados" jogam amanhã para a Liga dos Campeões.
No mesmo sentido, a informação de A Bola que escreve «Júlio César confirmado». Já O jogo diz que o Benfica «continua às voltas com a baliza», e que será Bruno Varela a tomar conta das redes se o internacional brasileiro não estiver apto.