Ao final da tarde, a SAD do Sporting informou a CMVM que Ricardo Sá Pinto deixa o comando técnico da equipa principal de futebol, sendo substituído no cargo por Oceano.
Corpo do artigo
No comunicado à Comissão do Mercado de Vaores Mobiliários (CMVM) é referido que «o Conselho de Administração da Sporting Clube de Portugal - Futebol, SAD vem informar que a partir da presente data Ricardo Sá Pinto deixa de ser o Treinador da Equipa Principal de Futebol».
O documento acrescenta «que, interinamente, Oceano Cruz passará a exercer as funções de Treinador da Equipa Principal do Sporting».
A estreia de Oceano vai ser já no próximo domingo na visita ao bicampeão FC Porto, em jogo da 6ª jornada da I Liga.
Noutro comunicado, publicado na página oficial do Sporting, o Conselho de Administração informa que convidou Sá Pinto para continuar ligado à estrutura leonina, «em funções que serão conhecidas se o mesmo for aceite».
«A Sporting Clube de Portugal - Futebol, SAD agradece ao adepto, associado e acionista Ricardo Sá Pinto o empenho e profissionalismo demonstrados no desempenho das funções de treinador da equipa principal do Sporting», pode ainda ler-se na nota que destaca também «a relevância dos serviços prestados» pelo agora antigo técnico.
O curto percurso de Sá Pinto
O agora antigo treinador "leonino" entrou com o pé esquerdo esta temporada e nunca conseguiu inverter o mau começo: depois de um empate fora com o Vitória de Guimarães (0-0), na primeira jornada da I Liga, não foi além de um empate na casa dos dinamarqueses do Horsens (1-1), adversário teoricamente acessível.
Os golos teimaram em não aparecer no jogo seguinte, no Estádio de Alvalade, com o Rio Ave, que conquistou os três pontos inerentes ao triunfo por 1-0, mas surgiram de rompante na segunda mão do "play-off" da Liga Europa.
A 30 de agosto, diante do seu público, o Sporting goleou o Horsens, com uns expressivos 5-0, naquele que seria o melhor resultado de Sá Pinto no banco na época 2012/2013.
No entanto, a goleada seria apenas um breve momento de tranquilidade na agitada temporada leonina, já que na visita ao Marítimo o empate (1-1) voltou a ser o resultado final.
Quatro dias depois do fracasso na Madeira, o estádio da Alvalade voltaria a testemunhar novo episódio negativo, com o empate sem golos com o menos credenciado Basileia, na estreia na fase de grupos da Liga Europa.
Com o seu nome a ser contestado, Sá Pinto arriscou tudo e teve como resposta um triunfo sofrido, por 2-1, frente ao Gil Vicente, naquela que ficou como a sua única vitória em cinco jornadas da I Liga.
Os três pontos foram insuficientes para devolver a confiança aos "leões" que, em casa, com o promovido Estoril não foram além do 2-2.
Seguiu-se a pesada derrota na Hungria, após a qual o presidente do Sporting, Godinho Lopes, pediu desculpa aos sócios, acabando por Sá Pinto ser afastado do comando técnico da equipa.