O par português de Boccia 3 (BC3) garantiu a conquista de uma medalha, de ouro ou de prata, nos Jogos Paralímpicos Londres2012, ao assegurar presença na final do torneio, agendada para terça-feira.
Corpo do artigo
Nas meias-finais, disputadas durante a tarde, a formação portuguesa composta por Luís Silva, José Macedo e Armando Costa (suplente), venceu a Coreia por 4-3.
Na final, agendada para as 14:00 de terça-feira, a formação portuguesa vai defrontar a Grécia.
«Neste momento, uma medalha já cá canta», afirmou o atleta Luís Silva, acrescentando: «É para ganhar, mas, obviamente, temos de ir com calma, porque não é fácil».
Helena Bastos, coordenadora técnica da modalidade, mostrou-se satisfeita com a reviravolta que a formação portuguesa operou no resultado, depois de ter fechado o primeiro parcial a perder por 3-0.
«As coisas complicaram-se e partimos logo em desvantagem, frente a uma das melhores equipas do Mundo», referiu.
Sobre o adversário da final, Helena Bastos considerou que a formação grega tem uma qualidade semelhante à portuguesa, mas está mais bem posicionada no "ranking" mundial.
Na outra meia-final do dia, a equipa BC1/BC2, composta por João Paulo Fernandes, Fernando Ferreira, Cristina Gonçalves e Abílio Valente - medalha de prata há quatro anos em Pequim -, foi derrotada pela China, por 6-4.
A formação portuguesa vai defrontar, também na terça-feira, a Grã-Bretanha no jogo de atribuição dos terceiro e quarto lugares, podendo ainda chegar ao bronze.