A Grécia apurou-se para os oitavos de final do Mundial 2014 ao vencer a Costa do Marfim por 2-1, com uma grande penalidade já nos descontos e três bolas à barra dos gregos. A Colômbia venceu o Japão e ficou com o primeiro lugar do Grupo C.
Corpo do artigo
A Grécia qualificou-se, esta terça-feira, em Fortaleza, para os oitavos de final do Mundial 2014, ao bater a Costa do Marfim por 2-1, com o golo decisivo a surgir apenas nos descontos da partida através de um penalty apontado por Samaras.
A equipa orientada por Fernando Santos, que ficou no segundo lugar do Grupo C, esteve muito perto de inaugurar o marcador aos 33 minutos quando um remate de Holebas foi devolvido pela barra da baliza à guarda de Barry.
A três minutos do intervalo, a Grécia fez o seu primeiro golo do Mundial e adiantou-se no marcador com um golo de Samaris, após uma perda de bola de Tioté.
No segundo tempo, os gregos, que foram obrigados a duas substituições ainda na primeira parte devido a lesões, entraram melhor e aos 68 minutos voltaram a atirar nova bola à barra num remate do veterano Karagounis.
Contudo, Wilfried Bony, a 16 minutos do final da partida, marcou o golo que então dava o apuramento à Costa do Marfim em detrimento da Grécia.
Aos 79 minutos, Torosodis deu novo aviso aos marfinenses agora com um livre à barra, prenúncio do golo que surgiria mesmo ao cair do pano na conversão de uma grande penalidade após falta do suplente Sio sobre Samaras.
No outro encontro do agrupamento, a Colômbia, que já estava qualificada, assegurou o primeiro lugar do Grupo C ao bater o Japão por 4-1, numa partida em que Jackson Martinez bisou e James Rodriguez marcou o último golo do encontro.
Em jogo arbitrado pelo português Pedro Proença, a equipa sul-americana precisou apenas de 17 minutos para se colocar na frente do marcador com um tento de Cuadrado de grande penalidade, após derrube de Konno a Adrian Ramos.
A equipa nipónica, que estava a dominar a partida que se estava a disputar em Cuiabá, apenas conseguiu chegar à igualdade num cabeceamento certeiro de Okazaki após excelente cruzamento de Honda.
No segundo tempo, os colombianos recolocaram-se novamente na frente do marcador agora com um golo de Jackson Martinez a passe de James Rodriguez aos 55 minutos.
Com o Japão novamente na frente da partida e depois de um bom remate de Okubo, o avançado do FC Porto e o antigo jogador portista agora no Mónaco sentenciaram a partida e garantiram o triunfo colombiano a oito minuto do final.
Em cima do minuto 90, James Rodriguez que tinha feito as assistências para o segundo e terceiro golos da Coômbia, fixou o resultado final da partida novamente num lance de contraataque.
Com o encontro ganho, o selecionador da Colômbia, o argentino José Pekerman, colocou em jogo o guardião Mondragon, que, aos 43 anos, se tornou o jogador mais velho a atuar no Mundial.