
Michael Phelps
O nadador norte-americano Michael Phelps fechou a sua participação em Pequim2008 com o tão almejado recorde de oito medalhas de ouro em apenas uma edição dos Jogos Olímpicos, triunfando na estafeta 4x100 metros livres, com 3.29,34 minutos.
Phelps deslocou-se a Pequim com o firme propósito de levar para casa os oito títulos, tendo, com mais ou menos sorte o conseguido, numa façanha em que pode juntar ainda sete recordes mundiais, dois dos quais integrando as estafetas norte-americanas.
O norte-americano superou assim um feito alcançado há 36 anos pelo seu compatriota e também nadador Mark Spitz, que em Munoique1972 conquistou sete medalhas de ouro.
Com a conquista da sua 16ª medalha em Jogos (14 de ouro e duas de bronze), Phelps ficou a apenas duas da líder do ranking em Jogos Olímpicos (a ginasta da ex-URSS Larissa Latynina soma 18) e igualou o segundo, o também ginasta soviético Nikolay Adrianov.
Phelps tinha já pulverizado o recorde de medalhas de ouro na totalidade de participações em Jogos Olímpicos.
Quem falhou um lugar na história foi o nadador australiano Grant Hackett, que, ao conquistar a medalha de prata nos 1.500 metros falhou a possibilidade de se tornar o primeiro atleta da modalidade a impor-se três vezes consecutivas na mesma prova individual em finais olímpicas, perdendo para o tunisimo Oussama Mellouli.