O presidente do FC Porto enalteceu o trabalho do treinador André Villas-Boas na conquista do 25º título nacional de futebol dos "dragões" durante o seu discurso no Jantar dos Campeões.
Corpo do artigo
«No dia em que o nosso treinador foi apresentado tive a certeza que hoje estaríamos aqui [a festejar]», disse Pinto da Costa diante de cerca de 500 convidados, com destaque para o secretário de Estado da Saúde, Manuel Pizarro, o presidente da Liga, Fernando Gomes, dezenas de autarcas e um vasto número de personalidades ligadas à política, ao desporto e à cultura.
Pinto da Costa enalteceu aquela que considera ser uma mais-valia do treinador: «Já o conhecia. Vi-o nascer para o futebol, sabia das suas capacidades, mas acrescenta à sua competência o facto de ser 'dragão' como todos nós».
«Por isso venceu e por isso juntou à sua volta uma equipa técnica que foi crucial para tudo isto», vincou o presidente dos "dragões".
Ainda sobre Villas-Boas, recordou palavras proferidas há uns dias: «Das mil e uma vezes que lhe perguntaram se ia para outro clube, respondeu que estava na cadeira dos seus sonhos», deixando a garantia de que «queremos ver-te feliz nessa cadeira por muitos anos, criando-te condições para que esta época seja a primeira de muitas e com o sucesso que todos desejamos».
Pinto da Costa dedicou também a conquista do título aos já falecidos José Maria Pedroto e Pôncio Monteiro, evocando a relevância que ambos tiveram na construção do FC Porto da actualidade, em homenagem na presença das suas viúvas.
O dirigente portista aproveitou os agradecimentos aos autarcas presentes e aos que enviaram mensagens para recordar o alheamento do presidente da Câmara do Porto, Rui Rio, das actividades do clube: «Tenho inveja de não ter alguns de vós nesta cidade».
Aproveitando a mensagem de felicitações do Presidente da República, Cavaco Silva, também ela dirigida aos bracarenses a propósito da presença de ambos os clubes na final da Liga Europa, o líder dos "dragões" dirigiu uma promessa ao Chefe de Estado.
«Tenho a certeza de que posso falar pelo presidente do Sporting de Braga, António Salvador, meu amigo e também aqui presente, e garantir aos portugueses uma grande final, com garra, querer e muito fair-play», referiu.