Portugal está presente com 24 atletas, 12 homens e 12 mulheres, na 23.ª edição dos campeonatos mundiais de atletismo que esta madrugada de sábado tem início em Daegu, na Coreia do Sul.
Corpo do artigo
Mais uma vez são os atletas dos saltos que trazem as melhores esperanças para Portugal.
Naide Gomes não tem tido a melhor temporada possível no salto em comprimento, mas costuma superar-se nas grandes ocasiões.
Por seu lado, Nelson Évora, depois de ter estado mais de ano e meio sem conseguir chegar aos 17 metros após uma operação a que foi sujeito no inicio de 2010, voltou recentemente aos grandes momentos, ao tornar-se campeão mundial universitário na China com 17,31 metros.
Jessica Augusto, devido a vários problemas familiares e físicos, não aborda os 10 mil metros na melhor condição. Já Sara Moreira pode ter algumas hipóteses na prova de 3000 metros de obstáculos.
Ainda no salto em comprimento, Marcos Chuva também poderá ser uma surpresa depois de ter conseguido 8,34 metros, a sexta melhor marca mundial do ano.
Marcos Fortes, que no lançamento do peso tentará ultrapassar maus resultados em qualificações, também terá expectativas de ficar bem colocado.
Em marcha, Susana Feitor participa em campeonatos do mundo pela 13.ª vez numa forte equipa que conta com Inês Henriques e Ana Cabecinha e que lutará pelo menos por posições entre as oito primeiras classificadas.
Pode acompanhar as provas nos canais RTP2 e Eurosport.
Horário das provas portuguesas:
1.00h - Maratona Feminina - FINAL (chegada às 3.30h + -)
Marisa Barros
2.35h - 3000m Obstáculos Femininos - Meias-Finais
Sara Moreira
2.40h - Salto com Vara Masculino - Qualificação
Edi Maia
13.00h - 10000 Feminimo - FINAL
Jessica Augusto e Dulce Felix
13.15h - Salto em Comprimento Feminino - Qualificação
Naide Gomes