Portugal favorito no Euro de futsal, mas selecionador avisa: "Quando colocamos o carro à frente dos bois, dá asneira"

Jorge Braz, selecionador nacional de futsal
Créditos: Luís Forra/Lusa (arquivo)
O selecionador nacional de futsal, Jorge Braz, mostra cautelas no dia em que começa o campeonato da Europa de futsal em três países: Lituânia, Letónia e Eslovénia
Portugal é o grande favorito a vencer o campeonato da Europa de futsal. É bicampeão europeu e viaja esta quarta-feira para a Eslovénia, onde vai estrear-se na competição, com vontade de fazer o que só Espanha conseguiu. Em entrevista à TSF, o selecionador nacional diz que não se pode olhar apenas para o destino final.
"Para chegarmos ao fim da prova, há uma série de jogos que temos de vencer. Temos de ser competentes e isso vai-se construindo. É como dizia o meu avô: 'Quando colocamos o carro à frente dos bois, dá asneira'", enfatiza Jorge Braz.
O treinador é apreciador do verso "o sonho comanda a vida", mas acordado: "[Risos] Isso mesmo. Não podemos dormir nem tão pouco distrairmo-nos, mesmo acordados", diz.
"Partimos com muita ambição, com muita confiança, mas com os pés bem assentes na terra", garante o líder da equipas das quinas.
Portugal está inserido no Grupo D com Itália, Hungria e Polónia: "São três seleções diferentes. Itália é uma seleção com jogadores acima dos 35 anos, mas com muita experiência e muita maturidade competitiva e individual. A Hungria é muito organizada e bem orientada. A Polónia é das seleções mais pragmáticas e objectivas."
O campeonato da Europa de futsal, que se realiza na Letónia, Lituânia e Eslovénia, começa esta quarta-feira com a grande final a ser jogada no dia 7 de fevereiro.
Portugal estreia-se este sábado às 13h30 (hora de Lisboa).