
Cristiano Ronaldo festeja um dos golos marcados aos Camarões
Global Imagens/Gustavo Bom
Portugal goleou os Camarões por 5-1 no último particular antes da convocatória para o Mundial 2014. Cristiano Ronaldo abriu e fechou a contagem e isolou-se na liderança dos melhores marcadores da seleção, com 49 golos.
A seleção nacional cumpriu, esta quarta-feira o seu último jogo antes da convocatória final para o Mundial 2014 com uma goleada em casa diante dos Camarões por 5-1.
Em Leiria, Cristiano Ronaldo voltou a estar em destaque ao bisar na partida, o que lhe permitiu isolar-se na liderança dos melhores marcadores da seleção com 49 tentos, mais dois que Pauleta.
Numa primeira parte em ritmo lento, a equipa camaronesa criou duas boas oportunidades para marcar por Aboubakar, aos 11 e aos 20 minutos, mas acabaria por ser Portugal a inaugurar o marcador.
Aos 21 minutos, Cristiano Ronaldo, a passe de João Pereira na sequência de uma jogada de contra-ataque, inaugurou o marcador, tornando-se então líder isolado na lista dos melhores marcadores da seleção, com mais um golo que Pauleta.
Rafa, que se estreou na seleção nacional, desperdiçou uma boa oportunidade aos 26 minutos, com os Camarões a responderem a dois minutos do intervalo por Aboubakar, num lance em que Fábio Coentrão colocou em jogo o jogador africano.
No segundo tempo, a equipa orientada por Paulo Bento melhorou de produção e criou várias situações de perigo junto à baliza dos africanos entre os 52 e 56 minutos.
O golo que colocou Portugal novamente na frente acabaria por surgir aos 66 minutos por Raul Meireles, que aproveitou da melhor maneira uma perda de bola da defesa camaronesa.
No minuto seguinte, Fábio Coentrão marcaria o terceiro, a passe de Ivan Cavaleiro, tento que praticamente decidiu o vencedor da partida.
No último quarto de hora, Cristiano Ronaldo esteve novamente em destaque, primeiro ao fazer o remate que permitiu uma recarga vitoriosa de Edinho, aos 77 minutos, e depois ao fixar a contagem final, a seis minutos do final.
Sob a arbitragem de Andre Mariner, de Inglaterra, no Estádio Municipal Dr. Magalhães Pessoa, com a assistência de 21355 espectadores, as equipas alinharam da seguinte forma:
Portugal: Beto (Eduardo, 46), João Pereira, Luís Neto, Rolando, Fábio Coentrão, William Carvalho (Miguel Veloso, 76), Raul Meireles, João Moutinho, Ivan Cavaleiro (Varela, 69), Rafa (Edinho, 46, Antunes, 82) e Cristiano Ronaldo (Josué, 87).
Suplentes: Eduardo, Anthony Lopes, Miguel Lopes, Antunes, Josué, Miguel Veloso, Varela e Edinho.
Camarões: Charles Itandje (Guy Ndy Assembe, 46), Benoit Assou-Ekotto, Nicolas Nkoulou (Jean-Armel Kana-Biyik, 46), Aurelien Chedjou (Dany Nounkeu, 70), Allan Nyom, Alexandre Song, Jean Makoun (Joel Matip, 70), Enoh Eyong, Eric Choupo Moting, Vincent Aboubakar (Henry Bedimo, 63) e Samuel Eto'o.
Suplentes: Guy Ndy Assembe, Sammy N'Djock, Jean-Armel Kana-Biyik, Dany Nounkeu, Landry Nguemo, Gaetan Bong, Henry Bedimo, Frank Bagnack, Mohamadou Idrissou, Benjamin Moukandjo e Joel Matip.
Ação disciplinar: cartão amarelo para Alexandre Song (34) e Fábio Coentrão (34).