
Rafa Silva
Créditos: Tiago Petinga/Lusa (arquivo)
O avançado português está de regresso ao Benfica, depois de um ano e meio na Turquia. Rafa vai receber menos quatro milhões do que ganhava no Besiktas. Deve ser apresentado nas próximas horas
O regresso de Rafa Silva ao Benfica é algo que tem vindo a ser falado nos últimos meses, desde que a relação entre o avançado e o Besiktas azedou. Na Turquia, Rafa estava a começar a cumprir o segundo ano de contrato, com golos e assistências, quando surgiram problemas entre o jogador e o clube turco. O Benfica esteve sempre atento à "novela" na Turquia e aproveitou a oportunidade para o fazer regressar à Luz.
Para isso acontecer, Rafa Silva, sabe a TSF, vai receber bem menos do que estava a ganhar na Turquia. Cerca de menos quatro milhões de euros, passando dos seis milhões a que tinha direito no Besiktas, para cerca de 2,2 milhões de euros, ou seja, regressa para receber praticamente o mesmo que ganhava quando saiu do Benfica, no final de 2023/2024.
A saída de Rafa dos encarnados podia ter acontecido um ano antes. Em 2022/23, o Benfica recebeu uma proposta de dez milhões de euros pelo camisola 27, vinda de um clube do Catar. Mas nem as águias, nem o jogador quiserem terminar a ligação naquela altura. Rui Costa pediu ao jogador para ficar, durante a pré-temporada encarnada, que até estava a acontecer num estágio em Inglaterra, e assim foi. Sem chegar a um acordo pela renovação, o presidente encarnado assumiu o risco de apenas um ano depois ver o jogador a sair a custo zero, como se veio a verificar.
Nessa temporada "extra", o português foi campeão às ordens de Roger Schmidt e fez a melhor temporada ao serviço das águias com 22 golos e 15 assistências, em 52 jogos. E depois saiu para a Turquia, à procura da primeira experiência no estrangeiro da carreira, mantendo boas relações com os encarnados.
No Besiktas, o primeiro ano foi de alto rendimento, com 18 golos e 12 assistências, em 49 jogos, mas a temporada mudou e a relação de Rafa com o clube turco também. Rafa não joga desde 2 de novembro, num jogo frente ao Fenerbahçe, antiga equipa de José Mourinho, onde fez 90 minutos. Depois, foi convocado apenas por mais uma vez, esteve a treinar à parte do plantel e procurou sair da Turquia, depois de meses de um clima de grande tensão.
É neste cenário que o Benfica voltou a entrar em campo. A TSF sabe que o facto de Rui Costa ter sentido sempre um grande compromisso de Rafa até ao último dia de contrato, mantendo boas relações com o clube e com alguns jogadores do plantel, ajudou a proporcionar o regresso do avançado, já neste mercado de inverno. Do lado do jogador, Rafa tem interesse em voltar a um clube onde foi feliz e pode fazer história ao tornar-se o jogador português no ativo com mais golos pelo Benfica. Nesta altura, o avançado tem 94 golos pelos encarnados, tantos como Pizzi, por isso, basta marcar por uma vez, neste regresso, para subir ao topo dessa lista. Cardozo é o jogador no ativo com mais golos pelas águias, mas essa seria uma montanha mais difícil de escalar, já que o paraguaio marcou 172 golos na passagem por Portugal.
