
Ricardo Carvalho
Reuters
A disponibilidade do defesa central do Mónaco, os elogios de Mourinho ao Benfica e ao FC Porto, a carga policial durante o Vitória de Guimarães-FC Porto e os três golos de um português na Ucrânia, são temas da revista de imprensa desta segunda-feira.
Corpo do artigo
Aos 36 anos, Ricardo Carvalho diz que continua disponível para a Seleção Nacional. Numa entrevista ao Globoesporte, que é reproduzida hoje nos jornais portugueses, o defesa central admite que será difícil jogar no Europeu (terá 38 anos) mas os responsáveis da Federação «sabem que podem contar» com ele.
Ricardo Carvalho assume que reagiu mal no episódio que o afastou da seleção mas também afirma que Paulo Bento foi rígido.
O jogo entre o Vitória de Guimarães e o FC Porto que terminou com um empate a um golo, ficou marcado por cenas de violência numa bancada onde apenas estavam adeptos do Vitória.
O jornal "O Jogo" conta que a intervenção policial surgiu depois de um desacato a meio da primeira parte entre dois adeptos da equipa da casa. A carga da policia originou, segundo o mesmo jornal, alguns feridos, um deles funcionário do Vitória de Guimarães. O jogo esteve interrompido durante sete minutos.
O presidente do Vitória, Júlio Mendes diz que não percebeu a intervenção da PSP e aguarda por explicações. «Não sei o que aconteceu, quero que me expliquem. Alguém tem de ser responsabilizado».
O treinador do FC Porto criticou o árbitro Paulo Baptista. Julen Lopetegui queixa-se de um penálti não assinalado e de um golo mal anulado. Espera que os árbitros «se enganem menos».
O campeonato tem agora quatro equipas no topo com dez pontos: Rio Ave, Vitória de Guimarães,Benfica e FC Porto. O Boavista somou ontem os primeiro pontos com a vitória sobre a Académica de Coimbra. Só o Penafiel continua sem pontuar
José Mourinho mostrou-se surpreendido com a saída de Paulo Bento da Seleção nacional. Em entrevista à TVI, o treinador do Chelsea diz que seria normal se Paulo Bento tivesse abandonado o cargo no final do Campeonato do Mundo. No início de uma nova campanha não lhe parece lógico.
Mourinho elogiou as contratações do Benfica e do FC Porto. Revela que Talisca «só não está em Inglaterra por não ter licença de trabalho» e defende que o «FC Porto não sabe perder e quando perde reage». Entende que os "azuis e brancos" contrataram jogadores a sério. Sobre o sporting, José Mourinho diz que «está a competir para ganhar, mas com menos meios do que o Benfica e o FC Porto».
Nos desportivos desta segunda-feira há duas entrevistas a antigos jogadores do Benfica. No "Record", Witsel, que regressa esta semana ao estádio da Luz com a camisola do Zenit, admite que «conhecer o adversário ajuda», elogia Enzo Perez e promete «dar um grande abraço a Jesus».
No jornal "A Bola", Rodrigo, agora jogador do Valência, diz que «o Benfica tem grande margem de progressão» e lembra que na época passada a «equipa melhorou com o tempo».
Um português brilhou na Ucrânia. Bruno Gama fez o primeiro "hat trick" da carreira. A sua equipa, o Dnipro, bateu o Metalist por 5-2. Bruno Gama marcou três golos e confessou ao jornal "A Bola" que foi «uma surpresa» até para ele.
Na imprensa de hoje, há ainda a notícia da morte de Bruno Castanheira. O antigo ciclista, de 37 anos, morreu ontem na sua casa em circunstancias desconhecidas.