A TSF entrevistou Tiago André, um dos antigos treinadores do jovem jogador que brilhou na estreia com a camisola principal do Sporting frente ao Alverca
Corpo do artigo
É incansável, faz todo um corredor, tem a "rapidez e destreza", também "um grande porte físico" e ainda faz assistências e marca golos. Esta poderia muito bem ser uma resumida descrição do futebol de Nuno Mendes, mas é de outro jogador que também aparece na equipa principal do Sporting com 18 anos de idade.
Em entrevista à TSF, um antigo treinador de Salvador Blopa não tem dúvidas de que o jovem do Sporting "tem muito de Nuno Mendes", mas prefere não entrar em comparações. "Como se costuma dizer, a louça é outra, não é? Era bom que sim, esperemos que sim [que siga as pisadas de Nuno Mendes]. Agora, não queremos estar já a pôr rótulos nas coisas e a fazer comparações, porque o processo é muito novo", começa por explicar Tiago André, agora treinador no Beira-Mar.
Tiago cruzou-se com Salvador Blopa nas camadas jovens do Sporting, quando o jogador ainda tinha 11 anos. "Era um menino muito reservado. Ele não se manifestava muito. Tinha uma boa relação com os colegas, com os treinadores, mas nós notávamos que era um menino mais reservado, um menino que gostava de algum carinho, da sua atenção. É das coisas que eu me vou recordando dele, de alguns treinos onde estivemos juntos e de alguns torneios. Entretanto, eles crescem, também passam para a academia. Há um processo muito pessoal de adaptação diferente daquilo que era uma rotina normal de um jogador que está num contexto de casa, treino, família e escola. Era muito bom menino, mas, como costumamos dizer aqui no Norte, um bocadinho acanhado", revela.
A fisicalidade do jogador foi algo que, porventura, tenha também impressionado os adeptos do Sporting, esta terça-feira, no jogo com o Alverca, em Alvalade. Mas para quem conhece o jogador há algum tempo, não se fica assim tão surpreendido. "Há ali coisas que estão iguais. Não noto muitas alterações nas questões físicas. Está um bocadinho mais desenvolvido e está um homem, mas ele já era muito crescido, já tinha um porte físico muito interessante para a idade. E também já era muito rápido", recorda o antigo treinador de Blopa nas camadas jovens leoninas.

Além de todas estas características físicas, Blopa tem golo. Mostrou isso no jogo contra o Alverca, mas Tiago André garante que "a apetência para o golo sempre esteve lá".
"É um lateral moderno. Muito rápido, gosta de se envolver e não tem só assistências, tem golos também. E hoje em dia, nós, treinadores, olhamos muito para a questão dos números", nota.
Nesta conversa com a TSF, Tiago André refere que até se lembra de ver Blopa e Quenda juntos, em campo, mas um contra o outro: "Na altura, jogávamos contra o Quenda, ele estava no Benfica e depois ele chega ao Sporting no ano a seguir. Defrontavam-se um ao outro em torneios. Tal como o Quenda, o Salvador [Blopa] cresceu muito, evoluiu muito. Está um jogador que não é completamente diferente, mas refinou muito aquilo que era a sua questão defensiva."