Calcanhar de Liga Europa. Benfica vence em Salzburgo e continua nas competições europeias
Veja os golos. Arthur Cabral marcou de calcanhar nos descontos e assegurou a qualificação das águias para a Liga Europa.
Corpo do artigo
As equipas portuguesas começam a ter uma tendência de para marcar de calcanhar na Áustria. Não decidiu uma final da Liga dos Campeões, como Madjer em 1987, mas Arthur Cabral marcou esta terça-feira de calcanhar nos descontos e fez o 3-1 com que o Benfica venceu o Salzburgo na última jornada da fase de grupos e permitiu às águias terminar no terceiro lugar do grupo D e passar para a Liga Europa.
A equipa portuguesa entrou melhor e abriu uma vantagem de dois golos - a que precisava - por Di María e Rafa até ao intervalo. As coisas pioraram na segunda parte, quando Sucic reduziu a desvantagem austríaca e voltou a colocar o Salzburgo em posição de Liga Europa, mas Arthur Cabral decidiu a favor do Benfica no período de descontos.
Roger Schmidt, sem poder contar com António Silva - expulso frente ao Inter de Milão -, lançou Tomás Araújo para o onze inicial, mantendo Morato no lado esquerdo da defesa.
A partida começou muito dividido a meio-campo e só aos 12 minutos apareceu uma oportunidade e esta foi das grandes. Num ataque rápido, João Mário isolou Rafa, mas o remate saiu por cima da trave.
O Benfica tentava tomar o comando do jogo e esteve muito perto aos 30 minutos. Di María, pelo lado direito, puxou para dentro e cruzou em arco. Tengstedt não conseguiu o desvio, mas a bola saiu muito perto do poste.
Não foi aí, mas foi logo a seguir. Canto do lado direito do ataque do Benfica, Di María bateu para muito perto da baliza de Schlager, ninguém tocou e a bola entrou diretamente.
DI MARÍA CANTO DIRETO.
- DAZN Portugal (@DAZNPortugal) December 12, 2023
@ChampionsLeague | @RedBullSalzburg 0 x 1 @SLBenfica#ChampionsELEVEN pic.twitter.com/I0C8v59XPj
Os austríacos, ainda com "vantagem" de um golo para a qualificação para a Liga Europa, esteve perto do empate na partida aos 40 minutos. Gloukh deu para Ratkov e o sérvio, depois de ganhar o ressalto, rematou para uma boa intervenção de Trubin.
Já em cima dos 45', as águias voltaram a marcar. Recuperação de bola subida, Di María recebeu e serviu Rafa para o 2-0. Com este resultado, o Benfica estava virtualmente qualificado para a Liga Europa.
Rafael Alexandre lá para dentro
- DAZN Portugal (@DAZNPortugal) December 12, 2023
@ChampionsLeague | @RedBullSalzburg 0 x 2 @SLBenfica#ChampionsELEVEN pic.twitter.com/bcVXR0Vab0
A partida foi logo a segui para o intervalo, com as águias a terem motivos para sorrir.
O segundo tempo arrancou como o primeiro. Di María arrancou para a linha de fundo e cruzou para Rafa, que estava sozinho na pequena área, mas acertou nas pernas de Schlager.
E os desperdícios custaram caro até pelo que aconteceu no minuto 57. Sucic, com muito espaço, rematou forte de longe. A bola ainda desviou em Tomás Araújo e entrou na baliza defendida por Trubin.
Sučić
- DAZN Portugal (@DAZNPortugal) December 12, 2023
@ChampionsLeague | @RedBullSalzburg 1 x 2 @SLBenfica#ChampionsELEVEN pic.twitter.com/tknr7RJKOz
As águias sofreram mais um valente susto aos 75 minutos, com mais um grande remate se Sucic a entrar na baliza de Trubin, mas o lance foi invalidado por fora de jogo de Koita que ainda desviou a bola.
Quando tudo já parecia perdido para o Benfica, os descontos foram grandes amigos dos portugueses. João Neves meteu uma grande bola na área, Aursnes serviu o Arthur Cabral na pequena área e o avançado brasileiro, de calcanhar, marcou o golo que as águias precisavam para conseguirem continuar nas competições europeias.
O CALCANHAR DE ARTHUR CABRAL
- DAZN Portugal (@DAZNPortugal) December 12, 2023
@ChampionsLeague | @RedBullSalzburg 1 x 3 @SLBenfica#ChampionsELEVEN pic.twitter.com/JZ15Zm6s10
O apito final surgiu pouco depois e confirmou a descida do Benfica para a Liga Europa, onde vai jogar um play-off de acesso aos oitavos de final.
Onze do Salzburgo: Schlager, Piatkowski, Baidoo, Sucic, Bidstrup, Ratjov, Gourna-Douath, Gloukh, Pavlovic, Nene e Dedic.
Onze do Benfica: Trubin, Aursnes, Otamendi, Tomás Araújo, Morato, João Neves, Kökçü, Di María, João Mário, Rafa e Tengstedt.
Suplentes do Salzburgo: Mantl, Krumrey, Okoh, Kameri, Fernando, Diambou, Ulmer, Konaté, Koita, Simic, Forson e Morgalla.
Suplentes do Benfica: Samuel Soares, Kokubo, Arthur Cabral, Jurásek, Gonçalo Guedes, Chiquinho, Musa, João Victor, Tiago Gouveia e Florentino.