Uma semana depois de se sagrar campeã da Europa de 3.000 metros em pista coberta, Sara Moreira alinha no Campeonato Nacional de corta-mato.
Corpo do artigo
No Campeonato Nacional de crosse, que pela primeira vez se disputa em A-dos-Cunhados (Torres Vedras), na prova de seniores femininos, o grande destaque é o regresso de Sara Moreira, já de "ouro ao peito", após ausência no ano passado e segundos lugares em 2010 e 2011, então atrás de Dulce Félix, a atual tricampeã.
As duas principais inscritas do Maratona são amplamente favoritas e devem ajudar de forma clara a que o clube, que também faz alinhar Anália Rosa (a campeã de 2004 e 2005 e atual vice-campeã), Mónica Silva e Daniela Cunha, revalide o título.
Sem a presença do Sporting de Braga, a principal rival da "esquadra laranja" nos anos mais recentes, o segundo lugar parece totalmente encaminhado para o Sporting: as "leoas" foram no último domingo as campeãs do corta-mato curto, com Carla Salomé Rocha (terceira no ano passado), Catarina Ribeiro, Clarisse Cruz, Sandra Teixeira e Doroteia Peixoto todas à procura de um lugar na seleção.
Também à procura de um lugar no voo para os Mundiais da Polónia, que se realizam daqui a duas semanas, estão a sportinguista Ercília Machado, Marta Martins, da Juventude Vidigalense, e Catarina Gonçalves, da Várzea, estas duas na disputa pelo título nacional de sub-23.
Em masculinos, o Maratona também é favorito, com o Benfica a beneficiar da extinção do Conforlimpa para ser o novo segundo, prometendo mesmo alguma luta pela classificação coletiva. O Maia, terceiro no ano passado, será seguramente ultrapassado.
Manuel Damião defende o título e com ele estão mais dois antigos campeões: Youssef El Kalai (2010 e 2011) e Fernando Silva (2004 e 2005). Completam a equipa do Maratona José Rocha (terceiro nas duas últimas edições), Paulo Pinheiro e mais três atletas sub-23.
Rui Pedro Silva, o campeão de 2007 e 2009, comanda o Benfica, que também conta com Licínio Pimentel e Ricardo Ribas, habituais presenças de "top-10", e Rui Pinto, que aponta para ser o melhor sub-23.
Com Alberto Paulo, vice-campeão do crosse curto, Tiago Costa e José Moreira, a segunda linha benfiquista é mais forte, mas isso são contas que já não devem ser necessárias, caso o Maratona consiga pontuar com os seus quatro melhores elementos.
Sem o crónico campeão de crosse curto, Rui Silva, o Sporting é na versão de crosse longo mais fraco e prescinde mesmo da classificação coletiva - só inscreve três elementos, entre os quais Ricardo Mateus.
Pedro Ribeiro, do Maia, Ricardo Pereira, do Cambra, atual campeão sub-23, António Silva, do Desterro, e Marco Morgado, do Benavente, vice-campeão há dois anos, também procuram um lugar na seleção.
O programa de corridas no domingo começa a partir das 10h00 horas, disputando-se as principais no final - 13h15 para seniores femininos, em 8.000 metros, e 14h00 para seniores masculinos, em 12.000 metros. Em ambos os casos haverá atribuição do título de melhor sub-23.