
O médio alemão Bastian Schweinsteiger, que regressa à equipa depois de cumprir um jogo de suspensão, afirmou esta quarta-feira que Portugal é a «equipa mais forte» do Euro2008 de futebol.
Corpo do artigo
«Penso que é a equipa mais forte que se encontra aqui. Não é só o (Cristiano) Ronaldo que é super, também o é Simão, Deco ou Moutinho. O plantel é formado por jogadores de grandes equipas e será difícil derrotá-los», disse o futebolista.
O médio do Bayern Munique, que no jogo de atribuição do terceiro lugar no Mundial2006 marcou dois golos a Ricardo (3-1), garantiu, no entanto, que se a Alemanha fizer o que sabe «será um jogo muito interessante».
Schweinsteiger começou este Euro2008 sem entrar nos planos do seleccionador Joachim Löw para a equipa titular, mas ao segundo jogo (com a Croácia), depois de sair do banco, foi expulso e acabou por falhar a partida com a Áustria (1-0).
«Não foi uma surpresa (não ser titular), mas é verdade que estava um pouco triste e frustrado, embora acima de tudo seja um jogador de equipa», disse o médio, sobre o qual Joachim Löw já disse que será titular frente a Portugal.
O jogador lembrou ainda os golos marcados a Ricardo no Mundial Alemanha2006, que os portugueses terminariam em quarto lugar, mas advertiu que a partida de quinta-feira em Basileia será um novo jogo.
«Eles têm novos jogadores e melhoraram em dois anos, amadureceram como equipa. Espero um jogo muito mais difícil», acrescentou Schweinsteiger.
Já Oliver Bierhoff, director desportivo da Alemanha e antigo internacional da equipa, lembrou que Portugal é muito bom nas situações de um contra um e que os alemães necessitam de jogar compactos e ao seu melhor nível.
O antigo avançado disse também que Torsten Frings, com uma costela partida, e Podolski, com uma lesão no tornozelo, continuam em dúvida e que a equipa não vai correr nenhum risco, cabendo aos médicos alemães tomar uma decisão.
Apesar da lesão Frings realizou hoje o último treino antes do jogo com Portugal, enquanto Lukas Podolski ficou de fora de sessão de trabalho.
A Alemanha preferiu treinar-se no Centro Desportivo de Tenero, ao invés de o fazer no Saint Jacob de Basileia, palco do jogo dos quartos-de-final com Portugal na quinta-feira (19:45 de Lisboa).